back to top

Split Fiction é algo único, assim como todas as obras de seu estúdio – A Análise da Central

Uma aventura épica, divertida e acima da média. Hazelight Studios e EA Games entregaram um dos melhores jogos de 2025.

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Particularmente, eu adoro quando um jogo me faz dizer “caraca, olha isso!” em voz alta, depois de horas contínuas com um sorriso estampado no rosto e brilho nos olhos. É ainda melhor quando isso pode acontecer de forma (quase) ininterrupta e surpreendendo você a cada instante, esse foi o meu caso com Split Fiction, o novo jogo da Hazelight Studios e publicado novamente pela EA Games.

Sucedendo o premiado It Takes Two (eleito o jogo do ano em 2021, pelo The Game Awards) Split Fiction é uma aventura linear (que deve ser obrigatoriamente jogada com alguém do início ao fim) com um pouco de conteúdo secundário que, em vez disso, visa apenas lançar algo totalmente novo para você praticamente a cada poucos minutos. O resultado é de tirar o fôlego: como eu disse, me fez literalmente gritar de empolgação, ou alguma outra variação mais eufórica disso, mais de uma vez enquanto eu jogava com o meu amigo Afonso, membro da família Central Xbox.

Sim, eu sei que ainda estamos em março. Mas não temos receio algum de dizer que Split Fiction será a experiência mais genuinamente divertida e satisfatória que você terá com games em 2025. Temos aqui um forte candidato a melhor jogo do ano.

É, o Josef Fares conseguiu novamente.

História simples e funcional

O conceito principal de Split Fiction é essencialmente sobre um choque de opostos. Temos duas protagonistas (nomeadas em homenagem às filhas jovens de Fares, Zoe e Mio) que são estranhas com personalidades muito diferentes. A dupla tem uma coisa em comum: ambas são autoras. Mas seus gostos em ficção divergem muito: Mio é uma escritora de ficção científica, enquanto Zoe é sobre a magia e encanto da fantasia.

A dupla surge de visitar a sede de uma empresa que tem uma forte inspiração na Abstergo de Assassin’s Creed – eles podem colocar as pessoas em uma máquina de escaneamento cerebral que pode então extrair as histórias em suas mentes e torná-las uma experiência de realidade virtual. Apenas uma pessoa deve acabar nessa máquina por vez, mas de alguma forma Zoe e Mio acabam lá juntas – e então seus mundos, tanto corpóreos quanto imaginários, colidem dando início a nossa aventura.

Split Fiction é um grande TCC que engloba tudo o que você jogou na sua vida (e um pouco mais)

Falar sobre gameplay em um jogo como esse é um tanto complicado, afinal, minuto a minuto entre as coisas que mudam radicalmente para cada nível, você pode obviamente esperar uma sessão de plataforma, tiroteio, corrida, esportes, naves, alguns momentos cinematográficos adoráveis, enquadramento de tela dividida perfeito e pequenos quebra-cabeças inteligentes que exigirão comunicação do jogador para progredir. Split Fiction é uma grande homenagem e até um teste final à toda a sua bagagem gamer.

Por mais diferentes que esses personagens sejam, os desenvolvedores fazem algumas coisas interessantes que colocam o jogador em situações que qualquer um acharia frustrantes. Um momento em que você tem que desbloquear um telefone antes que ele se autodestrua e o jogo simplesmente brinca com você colocando barreiras, reais, como desbloqueio facial, aceitar e LER os termos de uso de um software e recusar ligações de spam — todo mundo já teve problemas com um telefone antes. São momentos sutis como esse que a história aborda, mas nada parece forçado. Temas e ideias são deixados para o jogador se envolver ou não, mas todos eles aparecem tão naturalmente na execução.

Tudo é feito com tanta maestria e com um polimento surpreendente que nem mesmo alguns dos poucos bugs sutis que enfrentamos durante nossa jornada foram capazes de ofuscar o brilho do jogo.

Esta aventura se apoia no poder das diferenças e mostra que isso não é realmente um motivo para não trabalharmos juntos. Ele também atende aos temas mais pesados que lida com graça e de uma forma que parece natural — mesmo quando você se transforma em um pinball e explode no ar. É uma experiência que leva a criatividade, a imaginação e um sistema cooperativo a um nível que eu não esperava. O jogo também confia nas habilidades do jogador, forçando-o a enfrentar até mesmo as seções de plataforma mais desafiadoras .

Resumo

Split Fiction é algo único, assim como todas as obras de seu estúdio – que por sinal não possuem nenhum jogo ruim no currículo – é um jogo repleto de referências a cultura pop, games e música. Você vai se ver encantado e perdido de empolgação a cada sessão nova, a cada referência ou simplesmente hipnotizado com os visuais belíssimos do jogo. Ao longo desse texto eu fiz o que pude para não tirar o principal diferencial de Split Fiction: o seu fator surpresa. Mas algo eu posso dizer, esse é de longe um dos títulos que mais me divertiram e me lembrou da razão pela qual eu amo esse hobby. Esse é um jogo feito por pessoas que amam o que fazem. Relembrando a uma indústria abarrotada de jogos super faturados, focos em serviços onlines agressivos a sua carteira e demais notícias depreciativas sobre seus bastidores e polêmicas do público que jogos são entretenimento, com o dever de nos entreter e principalmente divertir. E se você, assim como eu, acredita que jogos são artes; reserve tempo e um espaço especial para Split Fiction, pois temos aqui uma obra que deve e será admirada por anos.

Pontos Positivos

  • Criatividade
  • Ritmo excelente
  • Gameplay muito bem polida e otimizada
  • Visuais e cenários belíssimos
  • Personagens carismáticos
  • Diversão acima da média

Pontos Negativos

  • Bugs ocasionais
  • Vilão principal

Você pode adquirir Split Fiction diretamente da loja da Microsoft por R$224,10 ou parcelado através dos nossos parceiros da Very Hard Games. Acesse o atendimento aqui.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,661SeguidoresSeguir
95,100InscritosInscrever

LEIA MAIS

O Xbox recusou a exclusividade do Destiny e Guitar Hero!

Free Play Days: Destiny 2, Everspace 2 e mais

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Game Pass Ultimate,...

Microsoft Flight Simulator 2024 ganhará crossover com o Stranger Things

Por essa ninguém esperava! O Xbox confirmou que o Microsoft Flight Simulator 2024 ganhará um crossover inusitado com o Stranger Things. Isso mesmo, o Microsoft Flight Simulator...
A Rockstar revelou hoje (05) a nova DLC do GTA Online, marcada para chegar no dia 10 de dezembro, quarta-feira da próxima semana.

Michael está de volta em nova DLC do GTA Online

A Rockstar revelou hoje (05) a nova DLC do GTA Online, a "A Safe House in the Hills", marcada para chegar no dia 10...
Moonlighter 2: The Endless Vault | Central Xbox

Moonlighter 2: The Endless Vault – Uma continuação ambiciosa, dinâmica e com personalidade!

Um retorno ao mundo de Rynoka, agora mais ambicioso e cheio de possibilidades Moonlighter 2: The Endless Vault chega como uma daquelas continuações que entendem...
Warner Bros. Games

Divisão de jogos da Warner está inclusa na fusão com a Netflix

Esta sexta-feira (05) acordou com uma notícia bombástica: a compra da Warner Bros e HBO pela gigante do streaming Netflix. E como era de se esperar,...
O Clockwork Revolution e o Contraband poderão aparecer no Xbox Games Showcase 2025!

Chefe da InXile comenta sobre desenvolvimento do Clockwork: Revolution

Através de um vídeo publicado no X, Brian Fargo, chefe da InXile, e Chad Moore comentaram sobre o desenvolvimento do Clockwork: Revolution. Na entrevista, os...
Ubisoft+

Primeiros jogos da Activision Blizzard chegam em serviço da Ubisoft

A parceria entre a Ubisoft e o Xbox está dando seus frutos, já que os primeiros jogos da Activision Blizzard estão chegando no serviço...

Entre erros e acertos, ROUTINE é um respiro de ar fresco ao gênero de...

ROUTINE é um jogo de terror em primeira pessoa que aposta tudo na ambientação e na tensão psicológica. Ambientado em uma base lunar desativada,...