back to top

Ninja Gaiden 2 Black – Análise da Central

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Ainda me lembro vividamente do período de lançamento e a experiência (frustrante) que tive com Ninja Gaiden 2 em 2008, na época exclusivo de Xbox 360. Pode ser um tanto difícil imaginar hoje, mas nos anos 2000, a série de hack and slash da Team Ninja foi a referência dos jogos de ação. A franquia foi elogiada por sua hiper-violência estilosa, sua dificuldade e desafio extremo, rendendo à Team Ninja o tipo de seguidores leais de aficionados por ação que a From Software começaria a acumular conforme a década de 2010 chegava. Sua estrela rapidamente desapareceu em 2012 após o divisivo Ninja Gaiden 3 , mas ainda me lembro da série como um pilar da era inicial do Xbox.

Foram essas décadas de memórias que zumbiram ao meu redor enquanto eu baixava Ninja Gaiden 2 Black , um remake surpresa revelado de forma bombástica, impecável e lançado durante o Xbox Developer_Direct desta semana. Depois de admirar a série de longe por algum tempo, eu finalmente consegui ver o que fez Ninja Gaiden uma série de ação tão fundamental. Foram mais de 15 horas quase que ininterruptas para finalizar o jogo e (depois de dizer centenas ou milhares de palavrões, quase arremessar o controle na parede ao mesmo tempo em que me senti incrível a cada desafio superado) resolver trazer um pouco da minha opinião sobre esse jogo.

História? Pff… Só um pretexto esquecível

A história de Ninja Gaiden 2 Black começa quando Ryu Hayabusa, um mestre ninja do Clã do Dragão, recebe um pedido de ajuda de Sonia, uma agente da CIA que busca informações sobre a ressurreição do maligno Clã da Aranha Negra. Esses ninjas rivais estão tentando trazer de volta ao mundo o demônio supremo, O Arquidemônio.

Evidentemente, por se tratar de um remake, o jogo mantém o mesmo enredo do jogo original (e a sua versão Sigma). Entretanto, estamos falando aqui de um jogo de ação à moda antiga, então você irá facilmente ignorar todos e quaisquer elementos de enredo. Dando ênfase talvez, no máximo, às belíssimas cutscenes de apresentação de personagens e vilões.

Tudo não passa de uma grande desculpa e pretexto para os acontecimentos que temos durante a gameplay. E não me entendam mal, eu sinceramente não senti falta alguma disso. Ninja Gaiden, assim como tantos outros jogos, tem a sua ênfase e foco total em gameplay. E nisso eles fizeram bonito aqui.

Gameplay refinada, viciante e desafiadora

O jogo é extremamente fluido, divertido e visceral. Você irá realizar combos de encher os olhos e se sentirá um verdadeiro ninja renomado e respeitado. Mas não se engane, o jogo está bem longe de ser um passeio no parque. Podendo ser bem punitivo se o jogador for um tanto apressado e não fizer uma boa gestão de seus recursos para recuperar vida ou habilidade especial.

Você contará com um grande leque de armas diferentes, cabendo a você escolher qual se encaixa melhor ao seu estilo e preferência de gameplay. Todas as armas podem ser evoluídas na loja por uma quantia um tanto exigente de ouro. E só lembrando, tudo isso é opcional. Se quiser um desafio a mais usando a mesma arma do início ao fim sem nenhum tipo de melhoria, fique a vontade.

O andamento do jogo e sua travessia são totalmente lineares, você até pode ir para uma ou outra direção para procurar itens ou colecionáveis. Mas funcionará naquele antigo molde: em um lado o jogo irá prosseguir, do outro você encontrará algum item. O jogo funciona no verdadeiro estilo de corredores e arenas.

Brutalidade de encher os olhos

Ninja Gaiden 2 Black traz de volta toda a brutalidade e o lado visceral da franquia. Graças aos belíssimos visuais da Unreal Engine 5 e com os benefícios do ray tracing tudo fica ainda mais encantador de ver. O jogo é um verdadeiro banho de sangue do início ao fim, nos permitindo ver o nosso Ryu Hayabusa totalmente ensanguentado após derrotar uma onda de inimigos e empunhando a sua espada banhada a sangue por todas as áreas do jogo.

Durante os combates tudo fica ainda mais brutal, com o nível de detalhes durante o desmembramento dos inimigos. Você irá cortar suas pernas, braços e ainda verá eles empenhados em tentar te atingir mesmo sem uma parte de seus corpos. Cabendo a você dar mais algumas sequências de golpes para acabar com eles de uma vez por todas.

O jogo possui diversos chefes e inimigos, mas o principal deles é a câmera

Evidentemente, e como qualquer jogo, Ninja Gaiden 2 Black tem problemas. Mas um deles é de longe o mais frustrante: a sua câmera.

Não serão poucas as vezes em que você estará sem uma boa visão sobre o seu inimigo porque a câmera travou em alguma parede ou se posicionou em um ângulo desfavorecendo o jogador. O jogo até tem um botão dedicado para centralizar a câmera nas costas do protagonista, mas o seu uso não é natural e, sinceramente, nem ajuda tanto assim. Talvez isso poderia ser facilmente contornado com uma mira que travasse no inimigo em que você está enfrentando, mas infelizmente o jogo não possui essa mecânica. Uma pena.

E já que citei sobre os desafios do jogo, ele possui diversos chefes. Um mais diferente do outro, sendo em visuais ou em mecânicas. Alguns deles quase me fizeram perder a sanidade por completo (sim, eu estou falando de você, Genshin) mas nada do que algumas tentativas e decorar os seus movimentos não possam ajudar a vencer. Ah, e uma boa dose de paciência, é claro.

Mas se tem um inimigo que me fez passar raiva de verdade foram as malditas piranhas voadoras. Sério, eu gostaria muito de ter uma palavrinha com o cidadão que teve a ideia de colocar um inimigo que ataca em bando, grudando no seu personagem em uma velocidade que não dá tempo de atacar com arco e flecha ou espada, tirando uma dose bem generosa de vida. Muitos palavrões foram ditos durante esses confrontos e cheguei até a soltar o controle de tanta raiva só de ver que cheguei em uma área que tinha algumas delas.

Conclusão

Ninja Gaiden 2 Black me mostrou o motivo dessa ser uma franquia tão consolidada e querida pelos fãs. Com uma gameplay visceral e muito divertida, o jogo entrega um conteúdo de ação de primeira, um hack and slash digno dos anos 2000, com uma boa variedade de cenários, inimigos, chefes, armas e protagonistas, o jogo oferece algo que estávamos em falta na indústria. Em meio a essa epidemia de soulslike, jogos como Ninja Gaiden 2 Black são um respiro de alívio, frescor e uma excelente pedida para fãs de jogos de ação.

Pontos positivos e negativos

Positivos:

  • Gameplay divertida e viciante
  • Diversidade de armas, chefes e protagonistas
  • Personagens e ambientações belíssimos na Unreal Engine 5
  • Brutalidade impiedosa e visceral
  • Ação desafiadora

Negativos:

  • Ausência de legendas em pt-br
  • A câmera será o seu pior inimigo
  • História esquecível e fácil de ignorar

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,729SeguidoresSeguir
95,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

NVidia é a nova empresa mais valiosa do mundo!

Demanda de IA por GPUs explode e faz preços dispararem, alerta Jensen Huang

Jensen Huang, CEO da Nvidia, definitivamente deixou de ser um nome conhecido apenas no mundo dos games. Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial,...
Através do site oficial do Xbox, a Playground Games revelou novos detalhes do aguardadíssimo Forza Horizon 6, que foi confirmado hoje (25).

Mais detalhes do aguardadíssimo Forza Horizon 6 foram revelados

Com o Xbox Developer Direct acontecendo hoje, às 15h (horário de Brasília), um novo vazamento já começou a roubar a cena. O insider billbil-kun,...
Xbox Games Showcase 2025

Indústria de jogos pode “nunca mais ser a mesma” após futuras mudanças no Xbox,...

Derek Strickland, jornalista do site TweakTown, publicou uma série de posts nas redes sociais apontando para mudanças profundas no futuro do Xbox. Segundo ele,...
Neste domingo, 8 de junho, durante o Xbox Games Showcase, o time do Xbox apresentou mais detalhes sobre o mundo do Clockwork Revolution.

Clockwork Revolution será o jogo mais ambicioso da inXile

Clockwork Revolution está sendo tratado internamente como o projeto mais ambicioso da história da inXile Entertainment. Em entrevista ao GamesRadar+, o chefe do estúdio,...

AMD lança novo driver 26.1.1 para o Adrenalin Edition

A AMD liberou a nova versão do driver Adrenalin Edition, o 26.1.1 WHQL, trazendo uma série de melhorias importantes para jogadores e usuários em geral....
O fim da linha está chegando para alguns jogos que estão disponíveis no Xbox, já que eles terão seus servidores desativados em breve.

Fã consegue jogar Anthem em servidor privado

Mesmo após o desligamento oficial dos servidores de Anthem em 12 de janeiro, a comunidade já começou a explorar formas de manter o jogo...
Em uma declaração, a desenvolvedora Pearl Abyss confirmou que o seu mais novo jogo, o Crimson Desert, atingiu o estado Gold.

Crimson Desert atingiu o estado Gold

Crimson Desert, o ambicioso jogo de mundo aberto de fantasia desenvolvido pela Pearl Abyss, atingiu o estado Gold e será pronto para seu lançamento...

Microsoft será a nova patrocinadora principal da Mercedes na F1, afirma Sky News

A Microsoft deve anunciar ainda nesta semana uma parceria de peso com a equipe Mercedes na F1, em um acordo que destaca o crescente...