back to top

Metaphor: ReFantazio | Primeiras impressões

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Caso ainda não saiba, Metaphor: ReFantazio é o próximo novo JRPG da ATLUS – marcado com algumas características de Shin Megami Tensei e uma certa influência de design vinda de Persona. Afinal de contas, é um jogo produzido pelos desenvolvedores veteranos da série Persona, como o diretor Katsura Hashino, o designer de personagens Shigenori Soejima e o compositor Shoji Meguro.

Apesar das semelhanças superficiais, Metaphor: ReFantazio tem muito mais do que o histórico de sua equipe de desenvolvimento ao seu favor e está trilhando seu próprio caminho – pegando o melhor das duas franquias para esculpir sua própria identidade que ficará ao lado dos dois gigantes da ATLUS. Eu estive na gamescom latam no dia 26 de junho e tive a oportunidade de passar algum tempo com o jogo, colhendo o máximo de informação que fosse possível e, apesar de ter quase as mesmas mecânicas, não é preciso muito para notar o excelente design de produção, seus visuais excepcionais e sua interface de usuário estilosa.

Haviam três modos de jogo disponíveis na demonstração que a SEGA trouxe ao evento: Prólogo, Exploração e Batalha contra Chefes. Embora nos dê apenas uma rápida amostra do que está por vir, eu diria que despertou o meu interesse o suficiente para certamente centrar toda a minha atenção quando finalmente for lançado em outubro!

Ao começar sua jornada no prólogo de Metaphor: ReFantazio , você controla seu herói, e um príncipe, Strohl, logo se junta ao seu grupo. Na maior parte, você aprende sobre o mundo e como ele se defende do perigo conhecido como “humanos”. Neste ponto do jogo, o combate ainda é básico, onde você pode atacar, usar habilidades e itens, e Strohl é completamente controlado por IA.

Você explora uma pequena masmorra e se defende de “humanos” enquanto coleta alguns tesouros. A parte de exploração funciona de forma semelhante ao Persona 3 Reload, onde as escolhas de travessia me lembram de explorar o Tártaro. Você pode correr segurando o botão de gatilho direito e pode enfrentar os inimigos atacando-os. A maior diferença é que você pode entrar em combate baseado em turnos pressionando o botão Y.

Assim como em Persona 3, se você encurralar um inimigo inconsciente, você ganha iniciativa. Você também pode infligir efeitos de status à eles ao obter esse tipo de iniciativa. Por exemplo, se o inimigo estiver atordoado, você terá um turno de brinde para infligir mais danos. 

Houve um momento em que precisei dar uma pausa na ação para admirar o quão visualmente marcante é Metaphor: ReFantazio. Os designs dos personagens são de primeira qualidade e, claro, preciso exaltar aqui o meu entusiasmo com o menu e o design da fonte. Ambos são artísticamentes lindos. Adoro os menus elegantes do Persona 3 Reload, mas com Metaphor: ReFantazio, estou completamente impressionado com a forma como ele implementa seu espaçamento e espaço em branco. Sabendo que passaremos muito tempo nestes ecrãs, é bom saber que temos acesso a estes menus visualmente apelativos.

A música de Metaphor: ReFantazio também merece destaque. O bombástico de Persona 3 fica em segundo plano em favor de um toque de orquestra mais épico, semelhante à melodia orquestral de Catherine. No melhor estilo Shoji Meguro, ele completa a trifeta de belos designs de personagens de Soejima e a direção de alta energia de Hashino para entregar a mesma sensação do Persona 3 que joguei e amei.

Conforme completamos o prólogo com a luta convencional contra o chefe invencível, finalmente recebemos nosso arquétipo após uma breve cutscene provocando “a verdade do mundo”. O herói (ou Garoto Viajante), rasga um buraco no peito revelando um coração mecânico. Estou curioso para ver aonde esse ponto da trama nos levará, mas por enquanto, considere minha curiosidade aguçada.

Em um tempo de demonstração tão curto, Metaphor: ReFantazio já me deixou com uma impressão notavelmente forte por meio de sua apresentação estelar e visualmente impressionante, sistema de combate familiar, porém novo, e trilha sonora cativante de sinfonias. Na prática, muitos elementos e detalhes no sistema de combate sem dúvida cresceriam em profundidade, especialmente o variado sistema de arquétipo e o que ele pode oferecer.

É ótimo ver a ATLUS mergulhando em um novo IP depois de tanto tempo e tudo em Metaphor: ReFantazio até agora mostra nada além de um JRPG altamente promissor, e é um jogo que vale a pena esperar.

Metaphor: ReFantazio será lançado para Xbox Series X|S e PC via Steam em 11 de outubro de 2024.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
37,686SeguidoresSeguir
10,140SeguidoresSeguir
92,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

5 dicas de caça-níqueis que você precisa saber: Diretamente de um especialista em cassinos

Hoje, vamos explorar algumas dicas e truques de caça-níqueis on-line e dicas para jogar caça-níqueis em cassinos físicos. Se você prefere os temas do...
ROG Xbox Ally

Tudo o que sabemos sobre o ROG Xbox Ally, o novo portátil do Xbox

O Xbox Showcase 2025 reservou uma surpresa que deixou os fãs de queixo caído: a revelação dos novos portáteis ROG Xbox Ally e ROG...
Mais jogos da franquia Call of Duty poderão chegar no Game Pass em breve!

TEM LANÇAMENTO VINDO! Confira os jogos próximos jogos do Game Pass para a metade...

E chegamos na metade de junho, mas isto não é uma má notícia para assinantes do Xbox Game Pass, já que mais jogos chegarão...
O Steam acaba de ganhar uma atualização que promete melhorar bastante a experiência de quem depende de recursos de acessibilidade para jogar no PC.

Valve adiciona recursos de acessibilidade ao Steam em nova atualização

O Steam acaba de ganhar uma atualização que promete melhorar bastante a experiência de quem depende de recursos de acessibilidade para jogar no PC. A...

Xi! Notificação de aumento de preço do Game Pass é encontrada em código do...

Parece que o preço do Xbox Game Pass pode aumentar em breve, pelo menos é o que apontou o desenvolvedor do plugin Better xCloud. O desenvolvedor...
A loja oficial do Xbox foi fechada temporariamente!

Portátil próprio do Xbox foi cancelado para focar em sistema operacional, afirma jornalista

Após um relatório afirmar que a Microsoft havia interrompido temporariamente o desenvolvimento do seu próprio portátil do Xbox, um novo aponta uma situação ainda...
Aproveite as novas promoções de desconto na loja do Xbox!

BORA APROVEITAR! Xbox liberou novos jogos gratuitos para jogar

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Xbox Game Pass...
Game Pass Ultimate

Desenvolvedor que lançou seu jogo no Xbox Game Pass critica o serviço

O desenvolvedor de Revenge of the Savage Planet, lançado diretamente no Xbox Game Pass, criticou o serviço da Microsoft. Na entrevista, Alex Hutchinson afirmou que...