Persona 5 Tactica | A Análise da Central

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

O anúncio do Persona 5 Tactica foi definitivamente uma surpresa, mas não porque fosse um spinoff do Persona 5. Afinal, eles já haviam lançado outros jogos spinoff, como Dancing in Starlight e StrikersO que me surpreendeu, e provavelmente a outros jogadores, com o anúncio, foi o fato de ser um jogo de estratégia baseado em turnos, um tanto parecido com XCOM. Persona 5 se encaixa em um jogo de estratégia baseado em turnos? Ou a Atlus foi longe demais com este? Nesta análise, analisamos Persona 5 Tactica, desde a jogabilidade até a história, bem como as minhas considerações.

Após os eventos de Persona 5, os Phantom Thieves estão tentando aproveitar um verão relaxante quando são puxados para outro mundo. Eles não têm certeza se este ambiente bizarro de castelo europeu é um Metaverso ou algo totalmente novo, mas quando encontram a ditadora Marie comandando as coisas, eles sabem que estão em apuros. Com a ajuda da nova personagem Erina e sua resistência, a gangue começou a derrubar esse poderoso inimigo e salvar o dia. A história é tão excêntrica quanto você esperaria de um jogo Persona e envolvente do início ao fim.

Como mencionado acima, o jogo é um jogo de estratégia baseado em turnos, semelhante ao XCOM. Isso é diferente da jogabilidade JRPG usual baseada em velocidade do Persona 5. Como é normal em jogos de estratégia baseados em turnos, o jogador move todas as suas unidades, realiza seus ataques e então termina seu turno. O inimigo então faz o mesmo com suas próprias unidades. Isso se repete até que as condições de vitória sejam atendidas (normalmente derrotar todos os inimigos dentro de um certo número de turnos) ou até que a equipe do jogador seja derrotada (ou não cumpra as condições de vitória).

Persona 5 Tactica contém todos os fundamentos para um jogo de estratégia baseado em turnos. No entanto, ele possui alguns recursos que adicionam seu toque pessoal. Para começar, eles implementaram um sistema de cobertura simples. Os sistemas de cobertura não são novos nos jogos de estratégia baseados em turnos, mas isso não significa que sejam uma adição ruim. Acrescenta essa camada de complexidade que é muito bem-vinda. Isso faz os jogadores pensarem sobre onde seu personagem terminará o turno e incentiva a pensar no futuro. Ficar protegido é importante neste jogo, pois deixar seus personagens expostos pode potencialmente terminar com a morte deles no turno seguinte. Isso não é exagero, isso realmente aconteceu comigo nos níveis iniciais, quando deixei Erina exposta no final do meu turno.

Só tive duas reclamações notáveis sobre Persona 5 Tactica. O primeiro foi o tempo que levou para o Tactica se tornar um… jogo. Demorou facilmente uma hora antes que o jogo realmente começasse. Não há apenas muita exposição, explicando o jogo principal anterior, o que aconteceu então e onde os personagens estão agora; mas você também tem um outro jogo que está jogando aqui e agora. Tem sua própria história e personagens únicos para compartilhar e aprender. E além disso, você está jogando um novo jogo com o estilo próprio do título anterior.

Tudo isso é tratado de forma legal e eficiente; é limpo, nítido e direto ao ponto. No entanto, ainda é um RPG da Atlus e ainda parece que arrastou a abertura mais do que o necessário. Há muitas idas e vindas, muitas pontas para contar histórias futuras, muitas regras do jogo sendo explicadas. Quase tudo foi necessário, então, foi útil de certa forma.

Embora o jogo em si tenha demorado um pouco para engrenar, a jogabilidade não. A jogabilidade do Persona 5 Tactica é rápida, mas profunda o suficiente para não parecer uma reflexão tardia com os personagens do Persona colocados em cima dele. Tactica quer que as lutas acabem mais rápido do que você pensa. Você é recompensado por terminar rápido, finalmente sou recompensado por terminar rápido, uma lição que eu adoraria que minha antigas namoradas aprendessem.

Persona 5 Tactica é um bom spin-off, considerando tudo. Ele traz um novo estilo de jogo para a série de jogos, ao mesmo tempo que garante que ela não fique obsoleta. Trouxe algumas mudanças em seu sistema principal, principalmente no departamento de combate, mas é tudo menos complicado ou chato. A história também é muito bem escrita, com a história vindo de todas as frentes. Os jogadores podem aproveitar a história do jogo não apenas pelos diálogos e cenas em si, mas também pelos designs e maneirismos dos personagens.

Apesar de pequenas reclamações sobre o ritmo da história, a experiência geral de Persona 5 Tactica é gratificante. A dinâmica de combate envolvente e uma profundidade estratégica que fica escondida no início do jogo mais lento do que eu queria me mantiveram investido nas reviravoltas táticas. Persona 5 Tactica oferece com sucesso uma inter-quela atraente que se destaca dentro da amada franquia. Persona 5 Tactica é um jogo de tática sólido e divertido que ainda parece um jogo Persona, apesar de não ser um verdadeiro RPG. Ele combina com sucesso o universo Persona com um estilo de jogo RPG tático. Este pode ser apreciado tanto pelos fãs do Persona 5 quanto pelos fãs de táticas.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS