De jogadores a programadores: como jogos online ajudam jovens a aprenderem sobre programação

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Construir uma relação mais ativa e menos passiva com a tecnologia tem sido a missão de muitos familiares ao estabelecerem uma rotina saudável para crianças e adolescentes. A tecnologia desempenha um papel crucial, proporcionando acesso a uma vasta gama de recursos educacionais, plataformas interativas e ambientes virtuais de aprendizagem. Pode não parecer, mas jogos online podem ser um tipo de plataforma educacional ao possibilitar aprendizados para além do seu uso passivo, sendo um deles o estudo sobre programação.

“Usar jogos como ferramenta de aprendizado na programação oferece uma abordagem dinâmica e eficaz para aquisição das habilidades desse campo. Eles proporcionam um ambiente divertido e participativo, que desenvolve a capacidade de resolver problemas, aprimora a lógica e estimula a criatividade. A tecnologia faz com que os alunos fiquem mais motivados para absorver e aplicar os conceitos de programação”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.

O especialista aponta os benefícios que os jogos eletrônicos proporcionam para o estudo da programação. Confira:

Resolução de problemas

Os jogos costumam incorporar elementos de quebra-cabeças e desafios, que exigem habilidades de resolução de problemas por parte dos jogadores. Ao se depararem com esses desafios, os indivíduos são estimulados a desenvolver o pensamento lógico e abstrato. Essas habilidades são fundamentais no campo da programação, já que os desenvolvedores precisam criar algoritmos e soluções para uma variedade de problemas, apresentando uma oportunidade potencial para os alunos exercitarem sua engenhosidade.

Estímulo à criatividade

Aprender programação por meio de games significa que os jovens podem moldar o ambiente do jogo de acordo com sua visão e preferências, o que estimula a expressão individual. Além disso, a criação de novos elementos dentro do jogo abre espaço para a inovação na programação, pois os alunos desenvolvem soluções exclusivas para implementar suas ideias.

Motivação inicial

Ao oferecer recompensas imediatas e desafios, os jogos encorajam alunos a continuar e a superar dificuldades. Integrar a aprendizagem de programação em um ambiente divertido, gamificando as lições, faz com que eles sejam naturalmente atraídos para este processo de estudos. Isso significa que se envolvem de forma mais ativa e entusiástica, o que pode resultar em um aprendizado mais eficaz.

“Os jogos não precisam ser vilões na jornada do aprendizado da programação, mas sim aliados poderosos. Por meio de escolhas estratégicas, plataformas educacionais e projetos inspirados, é possível transformar o tempo de lazer em uma ferramenta para aprimorar habilidades técnicas. Jogos podem ser verdadeiros heróis”, finaliza Henrique.

Sobre a Ctrl+Play:
Ctrl+Play é uma escola brasileira de tecnologia e programação que oferece cursos e programas inovadores para crianças e adolescentes. Seu objetivo é proporcionar um ambiente educacional divertido e interativo, onde os alunos possam desenvolver habilidades, programação, robótica, criação de jogos, modelagem 3D e conceitos de lógica de forma dinâmica, divertida e envolvente. A escola utiliza metodologias de ensino modernas e recursos tecnológicos avançados para proporcionar uma experiência de aprendizado estimulante e enriquecedora.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS