back to top

E se a Microsoft praticasse o modelo de negócio das concorrentes?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

O mercado de games durante muito tempo foi terra sem lei, ou melhor, sem reguladores, haja visto que ainda lá na era de 8 e 16-bits, empresas como a Nintendo se sentiam tão superiores que cobravam dos Devs para lançar seus jogos.

Não você não leu errado, a Nintendo cobrava os desenvolvedores para fornecer os cartuchos para os mesmos publicarem seus jogos e em muitos casos, exigia exclusividade em suas plataformas. Pratica que uma de suas parceiras a época vem utilizando até hoje.

Aliás, hoje a Sony não é mais parceira da Nintendo, uma vez que depois do projeto Super Nintendo Playstation ter sido abandonado pela Big N, a Sony utilizou o aprendizado para desenvolver seu próprio console e começar sua trajetória.

Ainda no Playstation original, a Sony começou a firmar parcerias a fim de tirar jogos de concorrentes, como pode ser observado em documentos da Sega vazados. A Sony queria impedir o avanço do Sega Saturn, para isto, fez acordos com empresas terceirizadas para tirar jogos do console da Sega. Curioso… não?

O modus operandi da Sony não mudou até hoje. E ainda podemos observar essa pratica que além de anticompetitiva, é uma das responsáveis por hoje não termos mais a Sega como uma fabricante de consoles.

Não é de hoje que Microsoft e Sega têm uma parceria.

Já imaginou se a Microsoft resolvesse utilizar o modus operandi da Sony? Comprar exclusividades, pagar Devs para não lançar os jogos no Playstation ou Switch, bloquear jogos de chegarem a PS Plus ou Nintendo Online… seria muito ruim, não é mesmo?

Afinal, a Microsoft atualmente tem um valor de mercado que passa dos US$ 2.7 trilhões, enquanto Sony está na casa dos US$ 144 bilhões e Nintendo US$ 55 bilhões. Sem dúvida a Microsoft tem capital para tornar o mercado algo muito diferente, no entanto, até agora tem dançado conforme a dança.

Até hoje Sony fez o que quis no mercado e nenhum regulador observou as práticas da empresa japonesa que entre outros “achieviments”, tirou a Sega do mercado de consoles. O problema para a Sony, é que a Microsoft não é a Sega, aliás, a gigante de Redmond não vai simplesmente deixar a Sony mandar e desmandar no mercado.

Sim, de fato a Sony ainda é a maior empresa de consoles de jogos do mundo, mas a que custo? Claro que o Playstation tem um legado monumental, mas o rastro de destruição que a Sony deixou na indústria para chegar onde chegou parece ter feito mais mal do que bem ao mercado.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,396SeguidoresSeguir
94,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

Tec Toy lança linha de periféricos com microfone de mesa e headset gamer com...

A Tec Toy expande ainda mais a sua presença no mercado gamer com um portfólio diverso e desenvolvido especialmente para jogadores que buscam produtos...
A desenvolvedora japonesa Team Ninja confirmou que está trabalhando em um remake do Fatal Frame 2: Crimson Butterfly.

Fatal Frame 2: Crimson Butterfly chega no Xbox em 2026

A desenvolvedora japonesa Team Ninja confirmou que está trabalhando em um remake do Fatal Frame 2: Crimson Butterfly. De acordo com a Team Ninja, o remake do Fatal Frame...
Durante um evento da Nintendo, a publicadora japonesa Capcom confirmou que o Mega Man Star Force Legacy Collection será lançado no Xbox.

Mega Man Star Force Legacy Collection é confirmado no Xbox

Durante um evento da Nintendo, a publicadora japonesa Capcom confirmou que o Mega Man Star Force Legacy Collection será lançado no Xbox. De acordo com...
Dying Light: The Beast

Techland celebra 1 milhão de unidades na pré-venda de Dying Light: The Beast com...

A Techland compartilhou uma atualização sobre Dying Light: The Beast com seus fãs. A desenvolvedora alcançou a incrível marca de mais de 1 milhão de...
SWAPMEAT

SWAPMEAT, shooter cooperativo roguelite, terá teste especial para o Brasil ainda em setembro

A One More Game, desenvolvedora independente, anunciou hoje que SWAPMEAT, shooter cooperativo roguelite em terceira pessoa, no qual você pode trocar de corpo com os aliens...
Após diversos rumores e especulações, a publicadora japonesa Square Enix finalmente confirmou a chegada do Final Fantasy VII Remake Intergrade no Xbox.

Final Fantasy VII Remake Intergrade chega no Xbox em 2026

Após diversos rumores e especulações, a publicadora japonesa Square Enix finalmente confirmou a chegada do Final Fantasy VII Remake Intergrade no Xbox. Após ficar disponível...
A publicadora japonesa Square Enix confirmou que está trabalhando em um novo remake para o Dragon Quest VII.

Dragon Quest VII Reimagined é confirmado no Xbox

A publicadora japonesa Square Enix confirmou que está trabalhando em um novo remake para o Dragon Quest VII. De acordo com a Square Enix, o Dragon Quest...
O recurso transmita sua biblioteca do xCloud chegou para mais jogadores!

Mais de cem jogos foram adicionados no recurso “transmita sua biblioteca” do xCloud

O Xbox adicionou mais de cem jogos no recurso "transmita sua biblioteca" do seu serviço de jogos em nuvem, o Xbox Cloud Gaming (xCloud). De...