Tem alguns jogos que só o Game Pass é capaz de apresentar a mais jogadores, e Arcade Paradise é um deles. No game a protagonista Ashley assume o controle de um estabelecimento da família por ordem de seu pai e precisa obter lucro e transformar uma velha lavanderia em um arcade de sucesso.
Disponível no Xbox Game Pass para consoles e PC, Arcade Paradise é um game de simulação que apesar da simplicidade, parece ter sido feito com muito carinho, prometendo agradar jogadores que viveram o auge dos fliperamas.
O jogo
Arcade Paradise é um jogo de gerenciamento com jogabilidade simples em primeira pessoa e uma narrativa muito coerente. Muito rapidamente o jogador começa a entender o que tem que fazer e assim como outros jogos de gerenciamento, o desafio é não se empolgar a cada evolução obtida.
Basicamente o objetivo do jogador é utilizar a lavanderia da família para com muito trabalho juntar dinheiro para investir em mais máquinas de arcade para assim expandir o negócio de jogos e suprimir a lavagem de roupas.
Para ter os arcades, precisa de dinheiro, para ter dinheiro, a lavanderia tem que funcionar, para a lavanderia funcionar, você precisa efetivamente lavar muita roupa. Enquanto isso, adquira novas máquinas, expanda o estabelecimento e convença o pai da protagonista que o arcade é o melhor negócio.

Visual criativo
O visual é muito interessante, de modo que, enquanto cenários são bem realistas, os NPCs e alguns itens recebem um design lowpoly, o que dá um aspecto artístico que combina muito bem com a temática do game.
Além de boa iluminação, Arcade Paradise apresenta bons reflexos e uma interface muito divertida, uma vez que suas atividades na lavanderia ganham um tipo de “gamificação” que acaba deixando tudo ainda mais interessante e divertido.
Progressão lenta, mas satisfatória
Arcade Paradise é um game que exige tempo, fazendo com que cada conquista de novo equipamento, novo ambiente ou outros upgrades, tenham um valor ainda maior.
De fato você sente que seu personagem tem uma função, e esta função exige dedicação e muito trabalho. Seja na organização do ambiente, colocando a mão na massa ou mesmo jogando, sim, jogando os jogos de arcade dentro do jogo.
A progressão instiga o jogador a continuar trabalhando para alcançar seus objetivos, e a percepção que o game passa é que a todo momento você sempre tem o que fazer. Afinal, sem lavar muita roupa não há dinheiro, e sem dinheiro, nada de upgrades meus caros.
Trilha sonora e cenários de Arcade Paradise
A trilha sonora do game é um tanto repetitiva, sobretudo quando você está na lavanderia; local no qual se passa um bom tempo. Por vezes até existe uma variação na trilha, com destaque para emissora que a protagonista acompanha, que é uma referência a saudosa MTV.
Os cenários externos não tem assim tanto carinho, mas não comprometem de forma alguma a experiência geral. Já os cenários internos são bem competentes, inclusive os efeitos de reflexo oferecidos pelo game são muito bons.

Jogo para curtir e relaxar
Arcade Paradise é cheio de referências, com muito bom humor e sim, divertido. O game requer calma e paciência, mas oferece tanta coisa para fazer como lavar roupa, limpar os ambientes, gerenciar o negócio e claro, jogar nos arcades, que acaba sendo um ótimo passatempo.
Se você não gostar muito do trabalho na lavanderia, pode simplesmente ir aproveitar os arcades, com títulos que remetem a clássicos dos fliperamas. Mas claro, sem trabalhar, nada de novos jogos.
Apesar de simples, Arcade Paradise entrega bons momentos e uma progressão que te convida a ver até onde vai conseguir levar sua evolução. É um daqueles jogos que depois que você começa a jogar dificilmente vai conseguir parar antes do final.
Pontos positivos
- Divertido
- Fácil de jogar
- Muita coisa para fazer
- Minigames
Pontos negativos
- Trilha sonora repetitiva
- Falta de capricho em parte dos cenários externos