Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

O último ”FIFA” da franquia!

Desenvolvido e publicado pela EA, FIFA 23 nos traz gameplay ainda mais refinada e ótimos gráficos, o nosso time fez um gol de placa e o resultado dessa experiencia você confere agora.

Jogabilidade 

A jogabilidade tem muito do que já estamos acostumados a ver nos últimos jogos da franquia, FIFA 23 conseguiu refinar e trazer um número muito maior de animações, agora existe uma variedade muito grande em como o jogador bate na bola e a maneira que ele bate influencia diretamente na trajetória dela.

Algumas mudanças mais relevantes como uma nova maneira de bater faltas e escanteios pode fazer os jogadores terem uma pequena dor de cabeça na hora de executar essas situações, até ele se acostumar com essas batidas veremos muitas jogadas desperdiçadas.

A adição do super chute também é algo que pode ser bem explorado durante as partidas, apesar de ser um chute meio apelão, o fato de o jogador demorar mais para executar ele consegue trazer um nivelamento entre defesa e ataque na hora do embate.

Os goleiros ainda continuam como um ponto alto e baixo, em vários momentos eles fazem defesas super absurdas e plásticas mas em outras situações eles tomam gols completamente bizarros e sem nenhum sentido, muitas vezes o goleiro executa a animação errada na hora de fazer a defesa, aí sai uma imagem completamente bizarra.

Pega essa Análise! FIFA 23 | Central Xbox

De um modo geral a gameplay continua satisfatória e interessante, nada de mudanças muito bruscas mas o suficiente pra deixar o último jogo da EA com o nome FIFA no topo.

Vamos agora com a mudança de nome como que a EA fará para trabalhar principalmente o marketing, pois o nome FIFA em si sempre foi associado ao jogo da EA, para jogadores fervorosos não vai alterar muita coisa, mas para aquele cara mais casual que não é tão ligado nos games pode gerar algum impacto.

Modo Carreira

Um dos modos mais populares da franquia é o famoso modo carreira, nele tivemos algumas novidades bem pontuais como um número bem maior de cutscenes, na hora em que jogadores são contratados ou estão saindo do clube (algo bem legal no início, mas que depois de um tempo se torne extremamente repetitivo), quando algum treinador vai falar algo, o modo em si não teve tantas alterações e segue aquela mesma linha de sempre.

Talvez se voltássemos um pouco no tempo lá no longínquo FIFA 06/07 seria algo interessante para manter o modo popular.

O modo carreira foi que o trouxe mais novidades para nós, na versão de gerenciamento da carreira dos jogadores. Agora é possível ganhar literalmente dinheiro no jogo e adquirir desde uma propriedade até mesmo fazer um investimento em uma rede de restaurantes, isso deixa o jogo mais legal mas não traz tanto impacto para a gameplay em si, pois não passam de itens cosméticos, a melhor maneira de trabalhar o modo carreira jogador seria integrar ele com o pro clubs e o modo volta e executar basicamente o que a 2K consegue fazer com o jogo de basquete, ficaria algo muito mais atrativo e divertido.

Pega essa Análise! FIFA 23 | Central Xbox

Gráfico e Som

O gráfico de FIFA 23 conseguiu trazer uma boa evolução, tanto nas faces quanto em coisas externas, como cutscenes fora do estádio, até mesmo no gramado e na tenacidade da rede, o jogo sempre teve uma alta qualidade gráfica mas conseguiu ser bem mais fiel, em algumas tomadas de câmera parece realmente uma partida do mundo real.

A parte sonora também não fica devendo, pois conta com ótimas narrações, apesar de ter muitos diálogos já reciclados, o fator imersão também está super presente no canto das torcidas, agora os adeptos gritam até o famoso SIUUUUUUU protagonizado pelo CR7, o jogo conseguiu trazer toda aquela atmosfera de uma partida de futebol, vamos ver agora chegando a copa se teremos alguma surpresa nesse sentido com uma possível atualização.

Pega essa Análise! FIFA 23 | Central Xbox

Ultimate Team, Pro Clubs e Volta

O Ultimate Team continua naquele mesmo estilo de sempre, agora eles tiveram a adição do modo Momentos, que é uma espécie de vários mini games que recompensam o jogador com uma moeda que pode ser trocada na loja por pacotes de jogadores, para quem tem tempo pode ser uma ótima maneira de ficar ‘farmando’ packs.

O restante do UT continua bem daquele jeito que já vemos na franquia, ou você gasta dinheiro ou fica eternamente jogando o modo para tentar ter um grande time e competir de igual para igual nos tradicionais modos online.

O Pro Clubs e o modo Volta agora são parcialmente integrados, mas com certeza poderia ser mais bem executado, eles tem um progresso compartilhado e tudo que faz no volta reflete de alguma maneira no Pro Clubs e vice versa, mas isso na verdade pareceu uma tentativa desesperada de manter o Volta vivo, já que sempre foi um modo bem dispensável, e como o Pro Clubs é um modo com uma certa popularidade eles aproveitaram a ideia.

O fato de ser mal executado é porque o máximo que o jogador consegue é comprar os cortes de cabelo, barba e tatuagem que aparecem na loja do Volta e com isso consegue usar no seu player do Pro Clubs.

O grande problema aqui é que é tudo muito caro e até você conseguir adquirir moedas Volta suficientes para comprar uma simples barba é necessário uma infinidade de partidas, talvez se o modo fosse mais recompensador ou tivesse itens que realmente o jogador queria ter ajudasse mais, foi tão mal executado que nem as roupinhas do volta podem ser usadas ao menos no lobby do Pro Clubs.

Conclusão

FIFA 23 é basicamente uma versão bem refinada de seu jogo anterior, ele conta com refinamentos gráficos, na jogabilidade e traz uma variedade muito maior nas animações, os goleiros ainda continuam sendo um ponto alto e baixo, e a maneira como as micro-transações são executadas continua sendo predatória, mas de um modo geral o jogo conseguiu executar bem a proposta de um jogo de futebol e encerrar o ciclo do nome FIFA mantendo a hegemonia.

Pontos Positivos
  • Mais imersivo;
  • Jogabilidade refinada;
  • Gráficos bem bonitos.
Pontos Negativos
  • Modos online pouco recompensadores;
  • Goleiros continuam instáveis.

FIFA 23 já está disponível na Microsoft Store por R$339,00.