Entrevistamos os Brazukas Desenvolvedores do jogo Fobia – St. Dinfna Hotel

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Jogão de Terror foi confirmado para o XBOX

Não é de hoje que o mercado Brasileiro de desenvolvimento de jogos, vem crescendo e se mostrando incrívelmente competidor no cenário internacional. Já vimos grandes títulos com dezenas de prêmios aterrizando no XBOX, e dessa vez ficamos impressionados com um novo título que promete chacoalhar o sistema.

Tivemos a incrível oportunidade entrevistar os desenvolvedores do estúdio brasileiro Pulsatrix Studios, que está trabalhando em um título super aguardado chamado Fobia – St. Dinfna Hotel, um jogo de terror que promete abalar o mercado de games nacional.

Mas você não conhece o jogo? Bom, aqui vai uma (breve) sinopse: você controlará Roberto, um personagem com vários mistérios ao seu redor. Durante sua “estadia” no hotel, você deverá investigar uma seita que prega a união entre a ciência e a religião, mas que conduz experimentos secretos em humanos. Além de investigar, você deverá resolver vários puzzles, explorar o gigantesco hotel, desvendar mistérios, sobreviver aos terríveis monstros e muito mais.

Fobia – St. Dinfna Hotel será lançado para Xbox One e Xbox Series X|S, mas infelizmente não tem uma data de lançamento. Porém, uma boa notícia: você pode jogar a demo do game no seu PC e fornecer feedbacks aos desenvolvedores, clique aqui para baixar agora mesmo.

1 – Como é desenvolver um jogo no Brasil?

Hoje temos acesso às melhores tecnologias e a ótimos profissionais, tecnicamente falando não existem muitas diferenças. A maior dificuldade se encontra no apoio e na credibilidade dos jogos brasileiros dentro do próprio Brasil. Ainda não existe um mercado consolidado, e isso dificulta a busca por investimentos e patrocínios, mas esse quadro vem se alterando e acreditamos que em pouco tempo o Brasil será uma referência no mercado mundial de desenvolvimento de jogos.

2 – Qual a maior dificuldade que vocês encontraram no desenvolvimento?

Podemos considerar a questão financeira mesmo, a própria tecnologia é cara em qualquer segmento do jogo, desde edição de áudio, animação, edição de imagens, ainda mais com o dólar atingindo valores históricos, e bons profissionais também tem seu valor. Além disso, é um negócio que só rentabiliza depois de alguns anos de trabalho, com o produto final pronto e aprovado nas plataformas. No fundo, não temos como saber se a venda vai suprir pelo menos os gastos durante o desenvolvimento. Manter essa constância durante um período de um ou dois anos é bem desafiador.

3 – Como surgiu a ideia do jogo?

O FOBIA surgiu junto com a Pulsatrix, um projeto autoral, 100% brasilero, que tem a intenção de mostrar para o mundo e para o próprio mercado brasileiro, que existem produtos de qualidade sendo desenvolvidos em território nacional, e ajudar na criação e expansão dessa comunidade.

A historia foi desenvolvida em conjunto pelos três diretores, que buscaram referencias de inúmeras fontes, para chegar a um resultado misterioso e instigante. Roberto é o protagonista de uma historia cheia de segredos e intrigas, a princípio ele parece somente uma pessoa no lugar errado na hora errada, porém aos poucos, vamos nos dando conta de que existe muito mais por trás dos acontecimentos, e que talvez não seja tudo uma grande coincidência, mas sim reflexos das nossas escolhas.

Os monstros fazem parte da mitologia criada dentro deste mundo, e além de terem um papel importante no desenrolar da história, servem para agitar um pouco o gameplay.

4 – O hotel é baseado em algum lugar real?

Não, o interior do hotel foi criado de acordo com as necessidades do jogo. Buscamos muitas referências e estudamos muitos lugares diferentes, sempre tentando trazer a ambientação desejada. Uma inspiração foi o Hotel Overlook do filme Iluminado, que é um ícone quando se trata de hotéis em histórias de terror.

5 – Vocês se inspiraram em algum jogo?

Resident Evil é com certeza a nossa maior referência, tanto na parte visual quanto no estilo de jogo. Procuramos nos diferenciar em alguns pontos como, ser menos focado em ação e combates, e mais voltado para a resolução de puzzles e exploração do cenário.

O P.T tem um terror psicológico muito mais presente, e tentamos basear nele a nossa ambientação, criando o mesmo tipo de sensação de medo, confusão e também interesse em descobrir mais sobre o que está acontecendo.

Gostamos de citar não só jogos, mas também filmes, séries e livros, que foram essenciais na criação do nosso conceito estético, como O Iluminado, Dark e contos de HP Lovecraft.

6 – Como começou a parceria com o Xbox?

Começou através do Twitter. Alguns fãs do jogo começaram a marcar o perfil IDXbox, que é o responsável pelas negociações com jogos independentes, e logo eles entraram em contato conosco para enviarmos uma versão do jogo e aplicarmos no programa de desenvolvedores, a partir daí as conversamos evoluíram e o jogo foi confirmada para a plataforma. Devemos tudo a nossa comunidade, que nos ajudou nesse processo.

7 – Sempre lemos comentários de que o Xbox Series S é fraco. Mas após aquela imagem que vocês revelaram no Twitter ficou claro que não. Como é desenvolver no pequeno monstrinho? Ele tem grandes diferenças em relação ao Series X?

O hardware do Series S apesar de ser inferior ao Series X consegue ser atual e não estamos tendo problemas de otimização, ainda estamos terminando os testes para saber qual seriam as melhores configurações para rodar em ambos os consoles, mas estamos otimistas de conseguir entregar algo muito otimizado usando o máximo de recursos disponíveis.

8 – Em uma pesquisa na Amazon, o Fobia estava listado para ser lançado no dia 30 de junho. Isso é verdade ou é apenas um placeholder?

Essa data é somente um placeholder, a data oficial será divulgada em breve.

9 – Vocês já estão pensando em outros jogos ou até mesmo em uma sequência do Fobia?

Temos história para possíveis continuações. DLCs podem ser uma opção pra expandir o mundo do jogo, mas tudo vai depender de um lançamento bem sucedido.

10 – Qual o recurso do jogo que mais chama a atenção da equipe?

“A câmera conecta os mundos” Essa frase já foi ouvida por quem já jogou nossa demo, e será intensificada no jogo completo, sendo um elemento muito importante dentro do universo de Fobia – St. Dinfna Hotel. Com ela é possível ver outras realidades no mesmo lugar e vai ser uma ferramenta muito importante para o jogador explorar nosso decadente hotel.

Unindo isso a nossa ambientação que é umas das partes do game que temos mais orgulho, venha conosco explorar e sobreviver “ao tranquilo e sereno” Hotel Santa Dinfna.

Pergunta de João Pedro através Twitter, que está doido para colocar as mãos no jogo: O que os fãs podem esperar do FOBIA?

Fobia busca misturar características marcantes de vários títulos. Poucas armas, munição escassa, resolução de puzzles e exploração de cenário. A investigação toma um papel importante, pois a história não é simplesmente entregue ao jogador, ele precisa analisar as informações coletadas e juntar as pistas para solucionar a história. A câmera é a nossa mecânica original, pois com ela você pode interagir com dois cenários completamente diferentes, ampliando a quantidade de interações presentes em cada lugar. Um ambiente imersivo e aterrorizante. Criaturas perigosas. Com certeza será um jogo completo para qualquer fã do gênero.

Pergunta de Lucas Rocha através do Facebook: Existe alguma chance do Fobia ir para o Xbox Game Pass?

Gostaríamos muito, mas essa decisão cabe mais a Microsoft do que a nós. O jogo passa por um processo de avaliação e quem decide se ele vai estar disponível é a Microsoft.

Quer acompanhar o progresso do desenvolvimento do game? Clique aqui e confira todos os canais disponíveis.

Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao XCLOUD que te permite jogar uma enorme lista de jogos através de um Tablet, Smartphone, Navegador ou Aplicativo para Windows 10 e ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.