Gamers estão gastando menos com Jogos, mas a venda de Consoles aumentou

venda jogos brasil
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

No último ano as vendas de jogos e acessórios tiveram um queda, enquanto as vendas de consoles aumentaram. 

Xbox Series X|S e PS5 foram lançados ambos em novembro de 2020 em meio a uma escassez de hardware impactando as vendas de ambas a plataformas. Mesmo assim, Microsoft, Sony e Nintendo reportaram um alto número de vendas para os consoles de última geração. 

No entanto, a escassez de componentes eletrônicos – como os semi-condutores – continuará em 2022 e, com isso ainda veremos uma falta de consoles no mercado. A julgar pelo que vemos nas redes sociais, os gamers quase que desistiram de de comprar um novo console, porém, um ponto positivo nessa escassez é que, talvez, isso possa resultar em uma geração mais longa do que o de costume.

Muitos Gamers costumam atualizar seus equipamentos sempre que possível, já outros estão satisfeitos com versões mais antigas. E como muitos ainda irão demorar para colocar as mãos em um console da atual geração, os gamers podem não ter interesse para uma nova geração por um bom tempo! 

Alguns dados recentemente divulgados pelo NPD Group – que analisa as tendencias dos consumidores – de janeiro de 2021 a janeiro de 2022 são surpreendentes. Apesar da escassez de componentes eletrônicos e consoles da geração atual como o Xbox Series, as vendas de console cresceram 22% no último ano. No mesmo período, as vendas de acessórios caíram 15% e as vendas de jogos diminuíram 4%. Esse último número inclui jogos físicos e digitais, bem como DLCs e assinaturas em todas as plataformas. 

A princípio, essa queda nas vendas de jogos parece ser devido ao número crescente de assinantes de serviços como o Xbox Game Pass. No entanto, os dados do fornecidos pelo NPD Group incluem assinaturas e esses aparentemente também diminuíram no último ano, contrastando diretamente com os números do auge da pandemia, quando os gastos com games aumentaram drasticamente. Até o terceiro trimestre de 2021 (julho – setembro), as vendas de jogos, hardware e acessórios aumentaram 7% em relação ao mesmo período de 2020. 

Dentro da plataforma Xbox, o Game Pass se mostra o responsável por essa queda no número de vendas de jogos, com tudo o serviço continua a receber conteúdo quase que semanalmente, mostrando que mesmo que os jogos não vendam, participar do Game Pass é uma ótima opção para os estúdios que passam a lucrar com os royalties e outros acordos feitos coma Microsoft até mesmo financiamento de seus projetos. 

Embora os dados possam levar alguns a acreditar que o mercado de jogos está em declínio em geral, é importante lembrar que o mercado flutua constantemente devido a uma variedade de fatores. No geral, por exemplo, os gastos com hardware e acessórios para jogos de PC aumentaram de 25% em 2020, embora o NPD Group espere que isso diminua em 4% em 2022, principalmente devido ao aumento anormalmente grande nas vendas durante a pandemia. 

Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao XCLOUD que te permite jogar uma enorme lista de jogos através de um Tablet, Smartphone, Navegador ou Aplicativo para Windows 10 e ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.