Entenda a diferença entre jogos Remaster, Remake e Reboot

Certamente vocês já se depararam com algum desses termos que foram citados no título do artigo, e certamente já deve ter batido a dúvida: o que significa esse Remaster, Remake, Reboot e Reimagining? remaster remake reboot

É pensando nisso que nós da Central Xbox explicamos tudinho, e vamos mostrar exemplos práticos de cada um deles. Sem mais enrolação, vamos lá!

Remaster ou ‘Remasterização’

Talvez essa seja a categoria mais comum e a que a maioria das pessoas (incluindo você) geralmente se refere. Também chamada de versão “HD” de um jogo, essa é uma atualização de um jogo existente de uma plataforma (antiga) para uma mais nova (next-gen), que pode ou não ter melhorias feitas em sua apresentação.

As melhorias podem ser tão simples quanto ter uma resolução/FPS mais alta ou tão complexas quanto novos recursos, recursos aprimorados, novos efeitos de iluminação etc.

Exemplo de um jogo remasterizado:

Remake ou ‘Refeito’

Sem dúvidas essa é a categoria mais desejável. Na maioria das vezes, um remake é um jogo novinho em folha que segue e respeita estreitamente o design e à narrativa de um jogo anterior, apenas refeito com ferramentas e técnicas modernas.

De um anos para cá a indústria de jogos tem explorado bastante esse tipo de jogo com títulos como Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2,
Dead Space e muitos outros.

Exemplo de um jogo remake: remaster remake reboot

Reboot ou ‘Reiniciar’

Um completamente novo, com novos conceitos de design, que compartilha apenas laços com o conceito de design principal ou com os personagens/tradições existentes de uma série em andamento.

Caso contrário, é vista como uma sequência, ou prequela, que descarta a maior parte do que foi estabelecido anteriormente em uma série de jogos interconectados. Narrativa e tematicamente, muitas vezes retorna à origem da série e, às vezes, reutiliza o mesmo nome que o primeiro de uma série, embora nem sempre.

Exemplo de um jogo reboot:

Reimagining ou ‘Reimagianação’ remaster remake reboot

Vamos incluir esse apenas para aguçar seus sentidos. Talvez seja o termo que você menos ouviu, mas é semelhante a um remake, mas com muito mais liberdade em relação ao design e à narrativa.  Em casos extremos, ele pode ter atributos de um remake e reboot.

Desenvolvedoras como Capcom e Square são algumas das que costumam o usar o termo “reimaginação” para seus jogos.

E é isso! Vocês entenderam a diferença? Ficou alguma duvida? Vocês conhecem algum outro jogo que “usa” esses termos? Conta para gente!

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,000InscritosInscrever

LEIA MAIS