Especialistas apontam principais habilidades desenvolvidas pelos gamers com os eSports

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Fonte: Unsplash

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 82 milhões de gamers, sejam pessoas casuais que jogam pelo celular, ou então os mais fanáticos que preferem um Xbox. Isso significa que mais de 70% da população brasileira se beneficia com essa atividade digital. Segundo alguns especialistas, os games trabalham muitas partes do cérebro, sendo possível desenvolver o reflexo, o raciocínio lógico, a coordenação motora e outras habilidades úteis para a nossa vida fora dos games.

Todos esses benefícios foram discutidos em artigo no blog da Betway Insider, que comparou a ação do cérebro de jogadores de Counter-Strike: Global Offensive e de League of Legends. A pesquisa mostra que os dois games exigem características diferentes dos jogadores, mas desenvolvem habilidades semelhantes. No CS:GO, por exemplo, o reflexo e a coordenação motora são mais usados por conta da mira. Esse aspecto do jogo faz com que esses dois pontos sejam mais desenvolvidos.

Além disso, o jogo produzido pela Valve, e um dos mais populares no mundo do eSports, também trabalha a memória, o trabalho em equipe e a capacidade de realizar várias ações em simultâneo. Em entrevista para a Betway, site de apostas LoL, o neurologista Júlio Pereira afirmou que o CS:GO exige que os jogadores executem várias atividades em um curto espaço de tempo, e isso trabalha o raciocínio da pessoa. Esses são benefícios que qualquer um leva para a vida toda.

No final, para conseguir ser um bom jogador de CS:GO, o gamer acaba desenvolvendo muitas habilidades que ativam o cérebro. Isso é algo constantemente debatido por alguns jogadores profissionais. Gabriel “Fallen” Toledo, por exemplo, falou em entrevista ao portal G1 que sente muita diferença na habilidade de raciocínio em comparação com outras pessoas. Com mais de 15 anos de carreira, esse é o resultado de muito treinamento e experiência no jogo competitivo.

League of Legends também se destaca

O outro jogo analisado pelos especialistas foi o popular LoL, e os resultados também foram animadores para os fãs de games. A boa comunicação, a ação rápida e o foco são as principais habilidades que se destacam entre os jogadores do título lançado pela Riot Games. Por ser um jogo onde a comunicação com a equipe é mais importante que a mira, é uma excelente oportunidade para aprender a lidar com momentos de pressão ao lado de outras pessoas.

Diferente do CS:GO, onde a mira é essencial, em LoL é possível dar mais atenção para outras habilidades. Isso significa que o jogo acaba trabalhando bastante o cérebro dos jogadores, e desenvolve de maneira diferente as habilidades mentais. Entretanto, o resultado acaba sendo o mesmo, pois os jogadores conseguem desenvolver certos aspectos que podem ser usados para outras tarefas.

Na comparação entre os dois jogos, a ação rápida, o conhecimento e a estratégia foram pontos em comum. Além disso, ambos os games utilizaram mais o hemisfério esquerdo do cérebro, com cerca de 60% das atividades vindo dessa parte. São aspectos que mostram como o CS:GO e o LoL podem ser diferentes, mas acabam trabalhando pontos semelhantes na nossa cabeça.

Um público crescente

Todos esses benefícios podem aumentar a quantidade de gamers no Brasil, o que seria positivo para o mercado. Atualmente, o país é um dos que mais possui audiência nas transmissões de torneios de eSports, principalmente nestes dois jogos que citamos. Segundo números do canal SporTV, mais de 8 milhões de brasileiros assistem conteúdo relacionados aos games, isso significa quase 10% da população do nosso país.

Com isso, o mercado dos games conseguiu um forte crescimento nos últimos anos e isso causou um grande impacto no faturamento. Algumas projeções apontam que, até o final de 2021, o setor deve ultrapassar os US$ 2 bilhões em receita. Um número que deve crescer ainda mais no futuro, principalmente conhecendo todos os benefícios oferecidos pelos jogos.

Seja com CS:GO ou com LoL, os especialistas mostram que os games conseguem trabalhar muitas habilidades da nossa mente. Os jogos competitivos acabam por causar mais impacto, pois exigem maior concentração e decisões rápidas. Entretanto, é importante reconhecer que esse entretenimento não serve apenas para diversão, pois pode ser usado também para trabalhar alguns aspectos que serão usados na nossa rotina, seja profissional ou pessoal.