O que é e como funciona a ‘Baixa Latência’ no Xbox Series X|S

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Do pressionar o botão até a resposta na sua tela!

Em um português mais simples, latência é a medição de quanto tempo um sinal ou parte dos dados leva para viajar de um ponto a outro em um sistema. E já que você chegou neste artigo, vamos mergulhar na latência no mundo dos games e como os engenheiros do Xbox Series X trabalharam para reduzi-lá.

Estamos falando mais precisamente sobre latência de entrada, que mede quanto tempo leva do sinal do seu controle chegar ao console e do console ao monitor. Medida em milissegundos (ms), a latência é um elemento-chave da capacidade de resposta e sensação de um jogo.

Os controles anteriores a nova geração capturavam as entradas e transmitiam os resultados a cada 8 ms, independentemente de quando os jogos realmente precisavam dos dados de entrada. E aí, mesmo que você tenha ajustado rapidamente o botão analógico ou o gatilho de uma forma ligeiramente diferente, o jogo pode ter recebido essa informação de estado do botão tarde demais e, por um instante, pode usar o estado anterior do botão.

Embora esta fosse uma solução inteligente para controladores com e sem fio, uma vez que fornecia consistência junto com uma boa vida útil da bateria, não era perfeita. Como não estava sincronizado com o loop de entrada do jogo, haveria latência ocasional, pois o jogo pode ter solicitado o pressionamento de botão do controle, mas a plataforma entregou mais tarde do que o esperado.

Já para a nova geração Xbox Series X|S, a equipe desenvolveu uma solução em que o controle capta uma amostra e transmite a entrada mais recente antes do jogo solicitá-la. O resultado é uma entrega “just in time”, que eles chamam de “Dynamic Latency Input (DLI)”. O sistema agora mantém precisamente o controle em sincronia com o jogo para entradas analógicas e digitais. A entrada mais atualizada chega ao console um pouco antes de ser necessária para o jogo. O resultado: a latência controle é significativamente menor, é feita sem sacrificar nada na vida da bateria.

Falando em entradas digitais, deve-se observar que o pressionamento de um botão é uma entrada digital porque tem apenas o valor de 0 ou 1. Os controladores anteriores possuiam as entradas digitais na mesma taxa das entradas analógicas. Novamente, isso era consistente, mas significava que as informações de pressionamento de botão eram tão boas quanto a taxa de amostragem. A equipe descobriu que, embora os jogos geralmente interpolem e antecipem a entrada analógica, eles não podem fazer isso com as entradas digitais. Para isso, as entradas digitais, como o pressionamento de botões, precisam ser o mais precisas possível.

Com o Xbox Series X, o controle agora monitora e transmite constantemente as mudanças de estado dos botões. Os jogos podem acessar todas as mudanças de estado do botão que ocorreram desde a última vez que foram verificados. Embora a conexão sem fio esteja melhor do que nunca, quando um controlador é conectado, a equipe implementou a solução definitiva: assim que um estado digital muda, os dados são transmitidos. Chega de culpar o controle quando você não consegue aquele golpe final em um jogo de luta.

Já na questão de como a entrada chega ao seu console sem fio, a equipe decidiu que o protocolo Wireless para o controle oferece muitas vantagens – especialmente em termos de compatibilidade com acessórios do Xbox One, alta largura de banda, baixa latência, suporte para até 8 controladores e transmissão de dados de áudio / voz – para considerar a mudança para outro protocolo.

Já no console a equipe redesenhou completamente estrutura entrada, garantindo que os jogos recebessem dados mais rápidos podendo os acessar ao mesmo tempo eliminando atrasos que poderiam acontecer anteriormente se o jogo em si estivesse muito ocupado console.

Além disso os desenvolvedores de jogos agora também podem melhorar e otimizar a latência do jogo. Graças a um novo mecanismo adicionado, o sistema agora pode saber o estado de entrada que corresponde a cada quadro enviado por HDMI. Pela primeira vez, os desenvolvedores podem medir e ajustar facilmente sua latência de ponta a ponta durante o desenvolvimento do jogo sem o uso de uma câmera de alta velocidade. Ao desacoplar renderização e pipelines de entrada, o Xbox Series X também suporta 120 FPS, então os jogos têm a opção de dobrar sua taxa de quadros de 60 FPS, o que reduz pela metade sua latência interna.

Um dos maiores elementos de tudo isso são os dados que fluem pelo cabo HDMI. A Microsoft é um membro ativo do consórcio HDMI, e a equipe trabalhou muito para moldar o padrão HDMI 2.1 para oferecer suporte a recursos importantes para o Xbox Series X em várias áreas, incluindo:

  • Tempo de transmissão para a TV: HDMI 2.1 suporta até 4k a 120 Hz, o que permitiu que a equipe reduzisse o tempo de transmissão de quadros de 16,6 ms para 8,3 ms, sem sacrificar a resolução. Esta é uma melhoria automática de latência de 8,3 ms em TVs que o suportam e beneficia jogos em todas as taxas de quadros.
  • Taxa de atualização variável (VRR): Quando os jogos perdem seus quadros, o VRR mostrará o resultado com a latência mais baixa possível. As TVs de 120 Hz que suportam VRR normalmente têm janelas de tempo muito grandes, o que torna o desempenho acima de 40 FPS livre de distorção de tela.
  • Latência na TV: o Xbox Series X invoca o Modo Automático de Baixa Latência (ALLM) em TVs capazes para ativar automaticamente o Modo de Jogo, removendo qualquer trabalho anteriormente exigido dos jogadores.
  • Cabo HDMI de ultra alta velocidade: um cabo HDMI de ultra alta velocidade está incluído em cada Xbox Series X para garantir que os jogadores tenham uma experiência de jogo premium se tiverem um monitor compatível com HDMI 2.1.

Influenciar o padrão HDMI é uma coisa, mas foi preciso trabalhar em estreita colaboração com os principais fabricantes de telas para adotá-los de maneira consistente e oferecer a melhor experiência de jogo. A equipe sabia que o ecossistema de TV precisava estar pronto para oferecer suporte a esses recursos a tempo para o lançamento do Xbox Series X, mas eles tinham que responder a uma pergunta: como fazer com que as TVs suportem esses recursos de próxima geração anos antes do primeiro console apoiá-los?

Eles responderam a essa pergunta adicionando esses recursos uma geração anterior com o Xbox One X e o Xbox One S. Isso levou à adoção de recursos-chave, como VRR e ALLM em TVs lançadas em 2019 e posteriormente, em vez de ter que esperar que esses recursos comecem a chegar em exibições selecionadas começando em 2020 ou 2021.

Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Confira nossa lista de jogos e equipamentos em promoção! Clique aqui e confira.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluindo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.