Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

JAN KEN PON!!!

O clássico Alex Kidd in Miracle World, desenvolvido pela SEGA, foi lançado para Master System em 1986 e naquela época muita gente preferia pegar o jogo na locadora (não era todo mundo que tinha grana pra comprar jogo), e era legal ter todas as informações que precisávamos do jogo no manual de instruções que vinha na caixinha do game! Quando ganhei meu Master System II, era o jogo que vinha na memória e, exatamente por isso, não existe aqui a possibilidade de fazer a análise do novo Alex Kidd in Miracle World DX, sem uma pitada de experiência pessoal.

Nossa análise hoje será um pouco diferente. No lugar do foco apenas na parte técnica, dividido em tópicos, hoje peço licença para ter uma conversa com vocês. Uma conversa sincera sobre o jogo em análise entre jogadores de videogame. Então, sinta-se a vontade, pegue seu refrigerante, puxe uma cadeira e vamos lá!

Alex Kidd faz parte do seleto grupo de games clássicos inesquecíveis que fizeram parte da vida de toda uma geração de jogadores que, na época, não se importavam com gráficos, resoluções, jogabilidade ou qualquer outra coisa que não a diversão. Simples diversão entre amigos. Uma geração de jogadores que não se importavam em se identificar como “gamers” ou fazer parte de grupos, classes ou qualquer outra besteira inventada a partir dos anos 2000. Só a diversão importava e é só o que realmente deveria continuar importando hoje em dia.

Salvando Radaxian novamente!

O anúncio de Alex Kidd in Miracle World DX foi uma das melhores notícias que recebemos esse ano e com certeza gerou muitas expectativas especialmente pra galera que conheceu e jogou horas e horas do game na época do Master System. Tudo o que passamos para encarar as fases, derrubar os chefes (sim! naquela época a gente já chamava de chefe ou boss) na famosa batalha de Jan Ken Pon até enfrentar o poderoso Janken no último castelo, veio como uma cacetada de boas lembranças.

Mas toda a expectativa gerou algumas dúvidas quando algumas gameplays começaram a surgir. Apesar dos gráficos terem mudado bastante e o game ter ficado muito mais bonito, colorido e fluído, parecia que os desenvolvedores optariam por algumas mudanças na jogabilidade que não iriam agradar boa parte dos fãs. Alex Kidd in Miracle World DX definitivamente não seguiu por esse caminho e, graças a isso, após lançarem uma demo jogável do game, pudemos realmente entender como o jogo iria ser e todas as preocupações com relação a jogabilidade desapareceram.

Com a falta do saudoso e velho manual de instruções, o jogo faz questão de inserir a história do reino de Radaxian e os acontecimentos que levaram a petrificação de seus habitantes e o controle do reino pelo vilão Janken e seus intrépidos asseclas, Gooseka, Chokkinna e Parplin.

Alex Kidd in Miracle World DX manteve todas as fases originais e inseriu novas áreas e modos de jogo, conseguindo respeitar as características do jogo original com a jogabilidade simples e a possibilidade de adquirir itens que dão diferentes poderes ao protagonista e facilitam a vida do jogador. Não vou entrar em detalhes específicos de cada item porque quem jogou o game clássico já sabe do que eu estou falando e quem nunca ouviu falar em Alex Kidd já deveria ter ido correndo adquirir o game e já estar jogando. Confiem em mim quando digo que descobrir o que Alex Kidd in Miracle World DX tem a oferecer será uma das experiências mais legais que vocês vão ter com um game.

Como disse anteriormente e sem entrar em detalhes técnicos, Alex Kidd in Miracle World DX está graficamente lindo, especialmente se comparado ao game de 1986. Mas isso seria dizer o óbvio certo? O que não é óbvio é dizer que o jogo ainda conta com o recurso de alternar entre os gráficos novos e o 8 bits do jogo clássico em qualquer momento do jogo apenas apertando o botão RT! Para os saudosistas é um belo presente, apesar de não ser o gráfico do jogo original do Master System, graças a algumas adições que aparecem nesse novo game, é um presente para nós que somos, digamos.. de mais idade.

Sim! A moto, o helicóptero e a lancha ainda estão presentes e cara, como eu ficava feliz de ter grana pra comprar essas coisas! Aliás grana nesse novo Alex Kidd não é um problema tão grande quanto antigamente. Quem aí se lembra de quando a gente tinha que ficar de olho na grana pra escolher entre gastar em algum item da loja ou guardar pra poder “comprar” um continue. É amigos a coisa era feia. Em Alex Kidd in Miracle World DX não teremos essa preocupação. Apesar disso, o jogo continua tendo uma boa dificuldade.

Conclusão

Alex Kidd in Miracle World DX é um verdadeiro presente aos fãs do moleque cabeçudo e também aos fãs de games de plataforma. Uma cacetada muito bem vinda de nostalgia e definitivamente um dos games que precisa estar na biblioteca de qualquer ser humano que curte games. Ah! Pra melhorar tudo, o jogo conta com legendas em PT-BR!

Pontos Positivos
  • Gráficos;
  • Jogabilidade;
  • Novas áreas e modos de jogo;
  • Legendas em PT-BR
Pontos Negativos
  • O que é isso? Tem isso aqui não ué!

Alex Kidd in Miracle World DX foi lançado para a plataforma Xbox em 22 de junho de 2021 e está disponível na Microsoft Store por R$89,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.