Dolby Atmos vs Windows Sonic: O Que é, Qual o Melhor e Como Usar?

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Ta em dúvida qual das duas opções escolher para usar no seu Xbox One? A gente explica!

O Xbox One oferece aos usuários de fones de ouvido a opção de duas tecnologias para aprimorar seu áudio: “Dolby Atmos” e “Windows Sonic“. Com algumas diferenças a considerar, reunimos o que você precisa saber para experimentar seus jogos com uma imersão total de áudio com som espacial do Windows Sonic e Dolby Atmos.

Embora o som espacial seja frequentemente melhor experimentado com uma configuração dedicada, como cinemas e teatros, aqueles que investem em fones de ouvido para PC e Xbox One também podem tirar proveito da tecnologia. Soluções como Dolby Atmos e Windows Sonic oferecem som espacial virtualizado com benefícios mesmo em fones de ouvido estéreo de baixo custo. Dolby Atmos vs Windows Sonic

Ainda que uma crescente lista de títulos Dolby Atmos esteja disponível no Xbox One, os benefícios de ambos podem ser vistos em toda a biblioteca do console. Ao ativar o Dolby Atmos ou o Windows Sonic, qualquer aplicativo capaz de renderizar em formatos de 5.1 ou 7.1 canais tornará seus fones de ouvido como um dispositivo 5.1 ou 7.1 virtual. Embora a escala de formatos de canais os tenha combinado anteriormente através de um processo conhecido como “downmixing”, a abordagem virtualizada do Windows Sonic deve oferecer grandes benefícios, especialmente para fones de ouvido estéreo.

O que é som espacial?

O surround espacial é uma das mais recentes inovações nas tecnologias de áudio, permitindo maior precisão no posicionamento, profundidade e altura. Utilizando uma abordagem baseada em objetos para o mapeamento, os sons podem ser emitidos em um espaço tridimensional virtual, com saídas de alto-falante configuradas em tempo real. Diferentemente dos sistemas 5.1 e 7.1 tradicionais, onde os sons são restritos a canais e posicionamento fixos, o som espacial promete uma das experiências mais imersivas do mercado. Imagine jogar Gears 5 enquanto um helicóptero Raven sobrevoa. Com o som surround, você ouviria o helicóptero voando ao seu redor, mas com o som espacial, você o ouviria voando diretamente acima de você.

O que é o Windows Sonic e Dolby Atmos?

O Windows Sonic e o Dolby Atmos são tecnologias que permitem som espacial nos dispositivos Xbox One e Windows 10. Ambos fornecem suporte para faixas de áudio envolventes e de elevação imersivas.

Windows Sonic é a visão da Microsoft, integrado no nível do sistema para Xbox One e outros dispositivos Windows 10. Introduzido com a atualização do criador lançada no início de 2017, o acesso ao Windows Sonic for Headphones é gratuito em qualquer console atualizado na última versão.

Dolby Atmos é a tecnologia da Dolby, apoiada por um crescente ecossistema de dispositivos e aplicativos. O Xbox One suporta a tecnologia Dolby Atmos para uso em configurações de home theater e fones de ouvido. Em contraste com a natureza integrada do Windows Sonic, o Dolby Atmos requer uma licença paga que pode ser obtida por R$ 59 na Microsoft Store.

Como habilitá-los no Xbox One? Dolby Atmos vs Windows Sonic

Windows Sonic para fones de ouvido, Dolby Atmos para fones de ouvido e Dolby Atmos para home theater são os três formatos de áudio disponíveis no seu Xbox One para experimentar os benefícios de imersão mencionados acima.

O Windows Sonic for Headphones está disponível imediatamente, enquanto o Dolby Atmos for Headphones custa R$59 e fornece suporte adicional para filmes em Dolby Atmos. Para ativar um desses no seu Xbox One, navegue até [Configurações> Todas as configurações> Vídeo e som> Saída de áudio> Formato do fone de ouvido] e selecione Windows Sonic ou Dolby Atmos para fones de ouvido. Se você selecionar Dolby Atmos para fones de ouvido, será solicitado que você instale o aplicativo Dolby Access e adquira o Dolby Atmos para fones de ouvido ou inicie uma avaliação gratuita de 30 dias.

O Dolby Atmos para home theater pode ser experimentado gratuitamente através do seu sistema de home theater, barra de som ou TV com suporte a Dolby Atmos. Para ativar o seu Xbox One, instale e abra o aplicativo Dolby Access e siga as instruções fornecidas.

Os jogadores do Xbox podem usar qualquer fone de ouvido compatível com o Xbox para aproveitar o som espacial. Se seus fones de ouvido suportam outras tecnologias de áudio de virtualização ou equalização, é importante que você desative esses recursos para evitar o processamento duplo.

Se você estiver usando um novo fone de ouvido, recomendamos verificar os fones de ouvido Xbox sem fio mais recentes, como Turtle Beach STEALTH 700 ou Razer Thresher, que serão conectados diretamente ao seu Xbox One sem a necessidade de fios, estação base ou adaptador. . Para os fãs de Dolby, é importante notar que o Plantronics RIG 400LX, RIG 600LX, RIG 800LX, Steelseries Arctis 9X e Astro 50 vem com um código de ativação do Dolby Atmos na caixa.

Quais jogos e filmes são compatíveis com o Spatial Sound?

Qualquer conteúdo de som surround tradicional é aumentado automaticamente com o Windows Sonic ou Dolby Atmos para fornecer uma experiência de áudio aprimorada – tornando esse conteúdo mais imersivo do que antes. Os jogos que oferecem suporte nativo ao Windows Sonic e Dolby Atmos oferecem o mais alto nível de precisão de imersão e localização de áudio, incluindo Gears 5, Super Lucky’s Tale, Rise of the Tomb Raider e Assassin’s Creed Origins. Além disso, existem mais de 250 filmes para Dolby Atmos que você pode assistir em Blu-ray, UHD Blu-ray ou em grandes serviços de streaming como Netflix, Vudu e o aplicativo de filmes e TV da Microsoft.

Afinal, Dolby Atmos ou Windows Sonic, qual é o melhor para você?

Em suma, as diferenças entre Dolby Atmos e Windows Sonic são relativamente pequenas e se resumem na maioria entre pagar pelo Dolby e preferência pessoal. Embora ambos ofereçam melhorias visíveis no áudio entre jogos, um não é necessariamente melhor que o outro. Alguns acham que por ser pago, o Dolby Atmos parece melhor, enquanto outros acham que o Windows Sonic deixa a desejar, porém, a escolha de uma solução simplesmente se resume à preferência pessoal de como as soluções lidam com o processamento de áudio.

Embora uma demonstração gratuita do Dolby Atmos para fones de ouvido esteja disponível no aplicativo Dolby Access para Xbox One, você estará mergulhando na cega da tecnologia. A melhor maneira de testar o Dolby Atmos é comprar a licença – mas esse é um preço alto para algo que você pode não sentir tanta diferença a ssim.

Os ganhos são limitados; portanto, é recomendável seguir o Windows Sonic para aqueles com orçamento limitado, e para aqueles que possuem orçamento, equipamento dedicado e procuram garantir o melhor áudio para seus fones de ouvido, a compra do Dolby Atmos é a melhor escolha. Dolby Atmos vs Windows Sonic

Você pode nos seguir no YouTubeTwitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox e muito mais.