Como habilitar o HDR e outras funções de vídeo no Xbox One

Não sabe o que é Overscan? HDR? Otimize seus equipamentos para extrair a melhor imagem possível

Não é de hoje que os consoles passaram a oferecer uma tremenda qualidade de vídeo, e pensando nisso, nós tiramos um tempo para mostrar para vocês como extrair a potência máxima do seu Xbox e da sua TV/Monitor. Como habilitar o HDR

Passado Black Friday e Natal em 2019, muita gente comprou uma TV nova, seja ela 4K ou não, HDR ou não, e é neste artigo que vamos dar dicas importantes para que vocês possam ajustar o seu Xbox para entregar potência total.

Antes de começar queria salientar duas coisas aqui: essas dicas variam de TV para TV ou de Monitor para Monitor, visto que cada empresa (as vezes) possui um sistema único de cores, definição etc. Então antes de começar, mantenha em mãos o manual de instrução do seu equipamento para saber até onde pode chegar. Outra que esse não é só um artigo para HDR e sim para diversas opções de vídeo.

Use o cabo HDMI correto.

Usar o cabo HDMI correto é o primeiro passo para atingir uma imagem perfeita e independente se você possui um Xbox One Fat, S ou X, deverá conectar um cabo HDMI na parte traseira do seu console diretamente na entrada HDMI da sua TV ou Monitor, verificando sempre qual versão sua TV comporta. As primeiras TVs com HDMI tinham a versão 1.0, depois migraram para 1.4, 2.0 e o atual 2.1.

A versão HDMI suportada pelo Xbox One X no momento é a HDMI 2.0, com taxas de transferência de até 18 Gigabits por segundo – impondo um limite de resolução de 4K (3.840 × 2.160 pixels) a 60 Hz. O HDMI 2.1 aumenta esse limite para 48 Gbps, permitindo resolução de 10K e 120 Hz em contagens de pixels mais baixas. Já a saída HDMI 1.4 suporta saída 3840 × 2160 a 24p (24 fps, progressivo) ou 30p. Fato é que utilizar um cabo HDMI 2.1 não te dará melhor qualidade se sua TV não aceitar e vice-versa.

Verifique as Configurações de Vídeo da sua TV

Como nós não sabemos qual a marca e modelo da sua TV, a primeira coisa que recomendamos você fazer é passar por suas configurações de vídeo e validar se tudo está ativado. Por padrão a maioria das novas TV’s 4K já possuem tudo funcionando no máximo, porém, alguns ajustes e configurações extras precisaram ser alteradas manualmente. Não faça nada sem consultar seu manual de instruções.

Acessando as Configurações de Vídeo do seu Xbox

Agora é hora de pular nas Configurações do seu Xbox e fazer a mesma coisa. Para isso pressione o botão ‘Home’ no controle, navegue até > Configurações > Opções de TV e Vídeo. Neste momento temos 4 opções: Tela, Configuração e Avançado, e neste caso vamos passar pelas opções da TELA.

TELA > Resolução

Normalmente quando você conecta o cabo HDMI do seu Xbox na sua TV, ele já vai otimizar a Tela para estar na maior e melhor resolução possível. Neste caso se você possuí uma TV 4K, deverá aparecer 4K UHD (Ultra High Definition) ali na opção. Caso apareça 720p ou 1080p, mas sua TV é 4K, então tem algo errado, seja com o cabo HDMI (que pode ser antigo) ou a TV que precisa ser configurada.

TELA > Taxa de Atualização

A taxa de atualização se refere a quantas vezes por segundo a tela atualiza sua imagem. É medido em hertz (Hz) e, quanto maior o número, mais vezes por segundo a TV ou o monitor é atualizada. Com uma taxa de atualização mais alta, a jogabilidade é mais suave e o tempo de reação é potencialmente reduzido, contribuindo para uma melhor experiência de jogo. Como habilitar o HDR

Agora, o Xbox One ganhou suporte para altas taxas de atualização, suportando um sinal de até 120Hz em telas compatíveis. Isso eleva o limite de 60Hz imposto anteriormente no console. Uma vez ativado, seu console verá benefícios em determinados softwares.

Para tirar proveito do 120Hz, você precisará de um Xbox One X ou Xbox One S executando a Atualização Xbox Maio de 2018. No momento, esta atualização está limitada a um subconjunto de usuários inscritos no Xbox Insider Program, antes de um lançamento mais amplo definido para as próximas semanas.

Seu Xbox One também deve estar conectado a uma TV ou monitor compatível, que suporte taxas de atualização acima de 60Hz. As altas taxas de atualização devem ser suportadas pelo HDMI 2.0, devido a limitações do hardware do Xbox One.

As restrições do HDMI 2.0 também significam que o suporte a 120Hz não pode ser usado em conjunto com a resolução 4K. E as limitações de largura de banda significam que a resolução de 1440p ou 1080p deve ser usada, cortando alguns pixels para esses quadros extras. Então nada de 4K 120Hz.

TELA > Controle de Dispositivos

Uma ótima função para você ligar sua TV a Cabo ou outro dispositivo como um outro Console ou PC na parte do HDMI IN do Xbox. Essa parte vamos pular e em breve fazer um outro Artigo explicando sobre.

Configuração > Detalhe da TV 4K

A partir do momento que você conecta seu HDMI no XBOX, é aqui que você vai saber o que sua TV oferece ou não. Essa parte é dividida em Resolução da TV, Assistindo Filmes e TV, Jogabilidade e Capturando Jogos.

A Resolução da TV será a máxima entregue pelo seu equipamento, no nosso caso, é uma TV 4K UHD com suporte em até 60Hz. Assistindo Filmes e TV mostra quais frequências de Hz que seu equipamento suporta bem como se o famoso HDR é aceito. A Jogabilidade está nos mostrando que nosso equipamento roda nativamente a 4K com HDR ativo, e por último você pode Capturar Vídeos e Fotos de jogos em 4K HDR. Como habilitar o HDR

*OBS não se preocupem com o Dolby Vision. Mais informações clique aqui.

Configuração > Calibrar  TV Como habilitar o HDR

É aqui que mora o primeiro ‘perigo’. Calibragem do Xbox para receber a melhor opção de cores é algo que coça a mão certo? Porém fiquem atentos que isso precisa ser feito com cautela, caso algo dê errado, sua experiência visual pode ser prejudicada ao extremo. Para essa etapa recomendamos consultar o manual de instruções da sua TV.

Configuração > Tv & OneGuide

Uma ótima função para você ligar sua TV a Cabo ou outro dispositivo como um outro Console ou PC na parte do HDMI IN do Xbox. Essa parte vamos pular e em breve fazer um outro Artigo explicando sobre TV & OneGuide.

Configuração > Opções ligar/desligar de TV e AV

Uma ótima função para você ligar sua TV a Cabo ou outro dispositivo como um outro Console ou PC na parte do HDMI IN do Xbox. Essa parte vamos pular e em breve fazer um outro Artigo explicando sobre.

Avançado > Modos de Vídeo

Aqui é onde mora grande parte do segredo das configurações do Xbox. Vamos falar sobre cada uma das opções e neste caso qualquer problema que tiverem é só reverter para a tela anterior e seu Xbox voltará a funcionar.

  • Permitir 50Hz e 24Hz: Seguindo o que falamos acima sobre Hz, ao ativar essas opções você está basicamente autorizando o seu Xbox a rodar conteúdos com essas resoluções. Em algumas TV’s essas opções ativadas (ou desativadas) podem trazer problemas ao invés de ajudar, então se você está tendo faixas pretas, queda de FPS ou coisas similares vale brincar um pouco por aqui.
  • Permitir modo automático de baixa latência: A latência é responsável por muitos problemas nos jogos. Por exemplo, se você joga Pinball, e quando a bolinha está caindo você apertar a Pá e ela demorar milésimos para acionar, isso pode ser a latência. Porém se sua TV ou Monitor não tiver suporte aparecerá apagado como na imagem acima.
  • Permitir taxa de atualização variável: O novo recurso habilita a taxa de atualização váriavel (VRR) para jogos que não têm a funcionalidade nativa, o que significa que games agora são compatíveis com a tecnologia de sincronização de quadros. A nova opção não é vista por todos, então para poder acessá-la é necessário tem um monitor com suporte NVIDIA G-Sync, AMD FreeSync ou VESA Adaptive-Sync.
  • Permitir 3D: Válido apenas para quem tem TV 3D com alguns conteúdos apenas.
  • Permitir YCC 4:2:2: É uma opção sobre como o sinal é formatado para envio entre o console e a TV. YCC / YUV são as cores primárias e 4: 2: 2 é a compressão usada. Embora em algumas situações você precise aceitar algum nível, já que o HDMI 2.0 não possui largura de banda suficiente (HDR @ 4K é comum), o YCC pode ser útil, mas cuidado, esse foi um dos problemas que nossa equipe teve ao configurar um Xbox One X com um Monitor 4K HDR, a tela desligava depois de um tempo.

Avançado > Fidelidade de Vídeo e Overscan

  • Tela: Manter como “Automático” a não ser que exista alguma orientação do fabricante da sua TV/Monitor para usar num formato diferente.
  • Fidelidade de Vídeo: Intensidade de Cor e Espaço de Cores devem também ser ajustadas de acordo com os limites da sua TV. No nosso caso, o equipamento mostra no Detalhe da TV 4K que aguenta máximo 10bits, então não coloque tudo no máximo sem saber se sua TV vai aguentar.
  • Borda Overscan: Isso significa que desenvolvedores de jogos e apps vão utilizar a área máxima da sua Tela para mostrar as informações no menor espaço possível. Eu recomendo deixar ligado. Como habilitar o HDR

Avançado > Ajuda

  • Precisando de mais informações, só acessar aqui para ver outros guias e explicações.

Lembrando que essas dicas também valem se você tem um PC ou outro console, a proposta é a mesma, extrair o melhor de tudo.