Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

De onde vem os jogadores tóxicos?

Hoje em dia estamos cercados por discussões políticas, sociais e econômicas que muitas das vezes nos obrigam a tomar um lado na história, mas você já parou para pensar de onde vem os jogadores tóxicos?

A resposta pode estar na sua frente, mas você não enxerga. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde muitos gostam de estar no controle dos outros e isso é nitidamente refletido em jogos online, principalmente nos de estratégia, ou competitivos.

Mas afinal, o que é um jogador tóxico?

Segundo a Wikipédia a palavra Toxicidade ou toxidez ‘’ pode referir-se metaforicamente aos efeitos perniciosos de qualquer entidade destrutiva sobre sistemas mais complexos, sociais ou naturais, como a família, a sociedade humana, um ecossistema ou a própria biosfera.’’

O jogador tóxico é aquele cara que exala negatividade tanto dentro do jogo quanto na comunidade de um jogo. Sair de partidas em andamento, xingar, ofender parentes, reclamar e implicar são normalmente comportamentos de um jogador tóxico que quer ajudar, mas seu ego é tão grande que ele não consegue ver que só atrapalha.

É o típico jogador que ”é desenvolvedor” e tem um jogo perfeito onde não existem novatos, mas sim, apenas jogadores experientes que compartilham do mesmo pensamento.

Uma entidade destrutiva!

Como já dissemos, vivemos em uma sociedade onde ter poder significa status e os jogadores tóxicos são um retrato da sociedade em que vivemos. Experimente em seu grupo de amigos expressar sua opinião e espere o caos surgir em meio as interrupções.

Nos games temos o mesmo problema, muitos querem as coisas do jeito deles e apenas do jeito deles. Em jogos como Overwatch e LOL, a cooperação é algo essencial para vencer a partida, mas o que acontece quando um jogador novato ou até mesmo um gamer casual entra em uma partida com jogadores tóxicos?

A toxidade nasce da ignorância. Você já foi ignorante durante alguma partida online? Então você já apresentou um comportamento tóxico. Nós sabemos o quanto é sofrido subir no ranking de um game competitivo, sabemos como é complicado perder uma partida por causa de um jogador sem habilidades, mas o que vai adiantar xingar a mãe ou a avó do outro jogador?

É claro que não são apenas ofensas que tornam jogadores tóxicos… Jogar de maneira que atrapalhe os outros players ou que atrapalhe seu time também é considerado um comportamento tóxico. Quantas vezes em Call of Duty tive o desprazer de ter membros de equipe que simplesmente não faziam nada pelo time? Pois bem, foram muitas, mas isso não me tornou um gamer tóxico pelos simples motivo de eu não descontar minha derrota em alguém da equipe.

Como lidar ?

A melhor maneira de se lidar com esse tipo de player é ignorando e denunciando o mesmo na plataforma ou jogo em que você o encontrar. Jogadores assim não vão melhorar tão cedo e o melhor que podemos fazer é, além de denunciar, bloquear o mesmo para não encontrarmos ele em nenhuma de nossas partidas online.

Avalie seu modo de jogar e não se deixe levar pela jogabilidade tóxica.