Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Análise: Forza Motorsport 7

O Mais Puro Creme do Milho Verde (há)!

Se você gosta da franquia, apenas curte automobilismo ou simplesmente quer dar uma chance para um jogo que te proporcione adrenalina e diversão sobre 4 rodas, então Forza Motorsport 7 é para você. O título que surgiu em 2005 se reencontrou depois do maravilhoso Forza 5 (ou seria o 6????), e proporcionou muita discussão entre toda equipe do Universo. Análise: Forza Motorsport 7

Passamos horas analisando o game, fomos a fundo em todas as possibilidades, usamos e abusamos das novidades e … jogamos tudo isso pro alto, que se foda, nós queremos é falar de como nos sentimos ao jogar está ‘bagaça‘. Bora conferir como foi nossa experiência?

Cara, quer me ver puto? Me pede videozinhos de comparação entre Forza 7 vs Gran Turismo Sport vs Project Cars vs … Puta Que Pariu! Malandro, primeiro, assim como Gran Turismo é um jogo EXCLUSIVO para o Playstation 4, Forza Motorsport é para Xbox One. Não da pra misturar, não tem como jogar em outra plataforma e não adianta fazer comparação. Project Cars é outra história, nasceu no PC para ser um super simulador, veio para os consoles para ganhar espaço, mas ganhou? Sim, não, talvez!

Hoje em dia o Politicamente “Incorreto” é tão chato, mas ta tão chato, que os caras estão comparando se o asfalto brilha igual, se a árvore se mexe igual, se o carro tem a mesma aerodinâmica. VELHO, vai lavar uma roupa, vai passar pano na casa, vai caçar algo mais bacana pra fazer … queria entender como que se chegou a este ponto.

Essa de comparar é o famoso, Mostra o Seu que eu Mostro o Meu, ou, a galera perdeu a linha e quer provar que o que ele gosta é bom e o do outro é uma bosta, pra se sobressair, se prevalecer o mais “Fodão”, e posso dizer uma coisa meus caros Flanelinhas de plantão: Isso não vai te levar a nada! Você não ganha nada querendo que o OUTRO console perca.

Talvez eu falando isso hoje, realmente não entre na cabeça da maioria, afinal, ter que falar que jogo A é melhor que jogo B, ou que marca Azul é melhor que a Verde é o que ganha LIKES, VIEWS e tudo mais, né? Mas o Universo não vai sofrer disso, enquanto nós pudermos ser diferentes e mostrar a qualidade sem a babaquice da comparação, nós o Faremos.

Então vamos falar do que interessa. FORZA 7

O jogo foi lançado ‘praticamente’ na mesma semana que seu maior concorrente (GTS), e trouxe um respiro muito maior para fãs do gênero e espectadores de plantão. No inicio da geração Xbox One (2013) a Microsoft trouxe o seu novo console e de quebra enfiou o Forza 5 para delírio da galera.

Um pouco da história: Quem estava migrando não só de console 360 > One, mas de jogo Forza 4 para Forza 5, sentiu uma grande diferença em vários aspectos. Eu mesmo lembro que investi horas jogando, personalizando carros, participando de pequenos campeonatos, nunca me diverti tanto num game como em Forza 5.

Ai veio o Forza 6, senti uma grande melhora, evolução, mas mesmo assim, tive aquela sensação “Mais do Mesmo”, será?? Não to dizendo que o jogo foi uma porcaria, mas eu mesmo não joguei tanto quanto o 5.

Análise: Forza Motorsport 7

Eis que, Outubro de 2017, a Microsoft em parceria com a Turn 10 Studios lança o seu novo título Forza Motorsport 7. Além de tudo que vamos falar abaixo, o game é um dos títulos já confirmado no Xbox One X, ou seja a experiência vai mudar … E MUITO.

O QUE SE PASSA NESTE NOVO TÍTULO…

A Turn 10 deve ter se espelhado em um grande desafio para poder proporcionar uma ótima experiência a nós Gamers: Se por um lado seu maior concorrente se engajou em ter uma qualidade visual (Gran Turismo Sport – leia nossa análise aqui) … do outro lado se engajou em trazer dezenas de novidades e melhorias. Saco só o que eu to falando:

  • São mais de 700 modelos de Carros ‘Forzavista’
  • 30 autódromos com 200 tipos de traçados
  • Temperatura e Previsão do Tempo dinâmicos
  • Agora você escolher se é Piloto Masculino ou Feminino com mais de 300 opcionais para personalizar seu personagem
  • As Caixas com Prêmios aleatórios estão entre nós
  • A Porsche lançou seu exclusivo 911 GT2 RS 2018 na apresentação do Forza 7 na E3 2017, porém a Toyota removeu seus veículos de linha de produção.
  • Temos o modo “Vendedor Especial” com ofertas exclusivas
  • Outros pontos que serão abordados no decorrer desta análise

AGORA VEM A CRÍTICA…

Se você pensa que não vamos falar do que esta faltando, ou o que não gostamos, está devidamente enganado/enganada. Aqui não tem compra de votos!

Os Modos de Jogo

O famoso modo Solo (Carreira) está lá, presente, a pequena mudança (senão mínima) é que agora você passa por 6 modos de Campeonatos, e ao iniciar o primeiro, precisa ganhar pontos, aumentar a quantidade e qualidade dos seus veículos na garagem e passar pelos desafios para poder ativar a próxima competição.

O lance dos carros que você tem na garagem é bem importante, visto que para habilitar algumas das corridas mais legais, é preciso atingir um nível ‘X’ para que esta seja desbloqueada. Você tem várias formas para fazer isso acontecer, não vamos contar todos os truques, mas é parte do aprendizado do jogo, você verá isso logo de cara.

Além disso você tem o modo dos Rivais (amigos), Livre, Tela dividida … opções não faltam.

Multiplayer

PESSOAL, EU IMPLORO: PAREM DE USAR OS CARROS NA SUA FRENTE COMO FREIOS AMBULANTES ANTES DE FAZER CURVAS.

Puta – que – o – PARIU! Como é chato jogar Forza Online, não adianta, vai edição, volta edição, os caras dirigem igual estivessem jogando GTA. Se tem um cara na sua frente, pra que frear, disputar a curva, ganhar no braço?

Vamos vir acelerando no talo, e dar uma cacetada na traseira, assim você mata dois coelhos com uma pedrada né? E olha só não é algo exclusivo desse jogo, qualquer game de corrida online vai ser a mesma putaria, então vamos pular esse enredo e falar do que interessa porque teve mudanças para quem gosta de provocar o CAOS.

Mudanças no Multiplayer

  • Você pode praticar umas voltas ou testar o carro e seus setups enquanto estiver no lobby multiplayer
  • O sistema de penalização para quem “Corta-Pista” ou provoca acidentes e batidas durante as corridas foi aperfeiçoado
  • O modo Espectador foi integrado com o Mixer
  • Você pode modificar seus setups do carro enquanto a corrida carrega

NÃO TEM QUALIFICAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MAS PORQUÊ TURN 10? PORQUÊEEEEEEEEE? PORQUÊEEEEEEEEEEEEEEEEEEE?

A indignação chega a machucar o peito de tanta dor. Vai ano, passa ano, e a principal característica Multiplayer de um jogo de corrida não aparece no FORZA 7. E isso me deixa MUITO, mas MUITO chateado. Era tudo que faltava para eu adotar o game como 100% na minha vida de piloto e esquecer outros títulos. MAS não, a empresa não consegue colocar a porra do modo de Qualificação.

Deixa eu colocar algo importante aqui: Até Forza 6, eu disputei muitas corridas online, mas no final ficava aliviado de não ter qualificação, e começar (quase sempre) em último, porque na primeira curva metade do GRID ia pro mato e ai era só eu administrar o restante. MASSSSSS agora com o novo sistema de penalização, eu quero sim ter a chance de largar entre os primeiros, e assim, o adversário pensar 2x antes de cometer um crime na corrida.

MAS NÃO, não tem qualificação. Ponto super negativo para o modo online.

Outra coisa que ficaram devendo foi aperfeiçoar as paradas nos Boxes para abastecimento. Outro dia tava correndo, e eu juro que o objetivo era terminar a corrida depois de abastecer o carro, fiquei super feliz. Ai eu fui correndo, vi que o tanque de gasolina não mexia, corri, corri, e cheguei em primeiro, não parei no Box. PQP MANO? Que acontece aqui??

Por isso que volto a falar, são detalhes que se somados tornariam FORZA 7 um super simulador, inclusive mais preparado para o eSports.

Alias a Turn 10 diz que é um game preparado para eSports, MAS MANO? Como você vai colocar um game desses pra largar com GRID sem qualificação? Sem Pit Stop? Parei aqui o Multiplayer.

Física: Pilotagem vs Diversão

Sabemos bem que Forza tenta se camuflar como um título de Simulação, mas está mais para um arcade-puxado-ao-molho-de-tomate. E o pior de tudo é que para atingir esse propósito não faltam muitas coisas. Claro que não chegará perto de simuladores para PC, que possuem dezenas de MODs, mas já que Project Cars e Assetto Corsa estão disponíveis no Xbox One, caberia muito bem ajustar algumas coisas.

Digo isso pois, quem leu nossas análises de Assetto Corsa e outros super simuladores, sabe que é MUITO difícil controlar o carro e se divertir. Ainda mais considerando que 90% utilizam seus controles e não Volantes para pilotar os bólidos. Neste caso FORZA leva uma super vantagem por ter uma série de ajudas nativas, onde o foco são as ultrapassagens e a diversão.

A questão simulação é bem complexa, muita gente quer ligar o Forza e curtir o game, sem se preocupar ‘tanto’ em frear, ou tangência, ponto de tomada, etc … e outros já querem ter controle total do carro.

Análise: Forza Motorsport 7Honestamente eu não defendo que um jogo tenha que ser 100% simulação, mas também não acho justo ficar em cima do muro, como a SOCIEDADE quem manda, acredito que caberia aqui um tipo de AJUSTE nas configurações onde você pudesse ter a chance de liberar este tipo de desafio.

É muito simples, por exemplo: Não é de hoje que você consegue fazer uma curva redonda no jogo, pode sentar o pé, você vai ouvir o pneu derrapando, um barulho até que um tanto chato-bagarai, mas o carro fica ali, possivelmente te empurra pra grama ou brita, mas é bem propício a manter uma super aderência. Já num modo simulação o carro sairia de frente ou de traseira, rodando – ou perdendo aderência completamente e virando um ovo na frigideira.

Por outro lado a curva redonda é objeto de desejo, você não consegue fazer isso no Project Cars ou Assetto de forma tão milagrosa.

No quesito básico como virar o volante para fazer a curva, no Forza é mamão com açúcar, já nos simuladores, é uma tarefa que exige bastante coisa. Ainda tem outras questões como transferência de peso, diferencial, etc … mas como falamos, Forza 7 não é um simulador, então …

Entender a forma criada como física do título é bem simples, uma quebra de regrinhas aqui, uma quebra ali, e voilá! Forza 7 é fácil, é divertido, e qualquer pessoa pode jogar … até mesmo por isso deve ser o motivo de ter tanto ‘braço’ no jogo.

Painel do Carro (HUD) + Câmeras

Grandes mudanças no interior dos veículos durante a corrida. A partir de agora tudo ficou mais dinâmico, começando pelo relógio no painel que agora trabalha com a hora local, e não mais com o famoso – meio dia horário de Brasília. As informações são mais precisas e você tem acesso visual a tudo que precisa sem ter que ficar mexendo nos botões

Se você é um piloto que está se aventurando na ‘simulação’ o HUD irá lhe proporcionar informações precisas como temperatura dos Pneus, Força G, Danos no Veículo, Situação das Molas e Suspensão etc…

As novidades ficam por:

Novo tipo de câmera, para aqueles que gostam de pilotar de dentro do carro, agora temos uma câmera com uma visão mais próxima do capô e outra direcionada a visão do piloto.

Truck, Gaiola e Monopostos

Na minha opinião uma das melhores adições da Turn 10 na franquia de 2017. Porra, pilotar um Caminhão, em plena Truck Series é do CARALHO. As corridas online ficaram demais, e mesmo sem ter a Qualificação (PORRA 10x TURN 10), fica bem divertido.

Os Carros de Gaiola são divertidos, acabei de fazer uma corridinha pilotando os “Polaris”, bem famosos nos EUA, e foi engraçado. Não sei se combina muito com um circuito, talvez deveriam ter deixado este para o Forza Horizon 4.

Os Monopostos são um show a parte. Se a sua pergunta é: Posso aposentar meu Fórmula 1? A resposta definitivamente é NÃO! Em Forza 7 tratamos de carros antigos, máquinas do passado e atuais, porém não temos nada voltado a F1. OS carros são bem ariscos e difíceis de serem guiados, mesmo com a ajuda de todas assistências.

Efeitos Sonoros

Um show a parte. Se em Gran Turismo Sport, o liquidificador foi o som mais comum divulgado por dezenas de players na WEB, em Forza 7 a coisa é bem diferente. Você sente a potência do carro nas aceleradas, giro do motor, redução de marcha e até em ponto morto.

Mas não pense que tudo é festa, alguns veículos parecem ter o mesmo som, meio Copiar e Colar. Ai não Turn 10. Mas os super carros esses sim foram trabalhados um a um para receber seu ‘ronco’ original.

Gráficos

Mais uma vez, se em Gran Turismo a Polyphony fez um trabalho escultural (apenas neste quesito), a Turn 10 não ficou para trás. O foto-realismo impressiona, inclusive na mudança climática. Experimente fazer uma corrida no final da tarde, e acompanhe o pôr do sol acompanhado do início da escuridão.

Adicione CHUVA e limpadores de pára-brisas e PRONTO, um SHOW visual. Se Forza 7 no Xbox One X for ganhar MUITO mais qualidade gráfica, eu diria que Gran Turismo foi lançado só para preencher o vazio do jogo exclusivo de corridas no Playstation 4.

Hora de Encerrar

Tá! Não falamos muito ‘mal’, tão pouco fizemos muitas críticas. Mas o fato é que FORZA 7 é obrigatório para todos os proprietários de Xbox One (com ressalva aqueles que não conseguem se quer fazer o carro andar, não é mesmo senhor @ufobiano?).

Porém o grande fato da qualificação e estratégia de PITSTOP ser uma vergonha no modo Multiplayer, acredito que o jogo tenha perdido uma importante e peculiar nota deste que vos escreve.

Forza Motorsport 7 já está disponível na Microsoft Store para Xbox One e PC através do Play Anywhere por R$199,95

Análise: Forza Motorsport 7

REVER GERAL
Campanha
9
Jogabilidade
9
Diversão
9
Gráficos
9
Multiplayer
6
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
analise-forza-motorsport-7Forza é o título de automobilismo exclusivo para Xbox One, e todos deviam ter a oportunidade de jogar essa obra prima seja no console ou no PC. O jogo peca no Multiplayer, que era exatamente onde nós estávamos mais ansiosos, mas sobra de lavada no modo carreira.