Análise: The Sun & Moon

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Para aqueles que têm o primeiro contato, The Sun & Moon, game indie de Daniel Linssen, vencedor do Ludum Dare 29 (uma Game Jam que reúne desenvolvedores, entusiastas e curiosos para desenvolver jogos em um curto período de tempo), não parece um game que realmente vai chamar a atenção. análise the sun and moon

Não mesmo. O jogo se caracteriza pela simplicidade em absolutamente tudo. Mas será que isso é ruim? O Universo analisou o game e o resultado dessa experiência você confere agora.

JOGABILIDADE

Em The Sun & Moon jogador controla um pequeno ponto preto que precisa coletar todos os orbes para ter acesso a uma saída. Tudo isto é feito com elementos clássicos de plataformas 2D sob um olhar diferente, a gravidade invertida. O jogador pode, além de subir nas plataformas, atravessá-las. Isso permite que o jogador tenha acesso a áreas que, de outra forma, seriam inacessíveis.

O jogo permite ao jogador experimentar uma mecânica diferente. Não existe uma maneira certa de chegar aos orbes e, na maioria das vezes, um caminho que se mostra aparentemente óbvio, pode não ser a opção mais inteligente. O objetivo é muito simples. Coletar todos os orbes para liberar a saída e passar para o próximo nível.

sunandmoon1jpg-684c33

Mas a grande sacada do jogo consiste nessa mistura de elementos. Ás vezes o jogador simplesmente precisa saltar de uma plataforma a outra para obtê-los. Outras vezes será preciso “atravessar” os blocos e plataformas, pois o orbe está exatamente em algum ponto dentro da plataforma.

O desafio é quando todas essas opções se misturam e é exatamente aí que se encontra o verdadeiro desafio do game. Será preciso raciocinar para optar pela melhor estratégia. O jogo não se prende a fases horizontais com um início e um fim. Ele explora todas as direções fazendo o jogador ter que buscar orbes em plataformas baixas com a saída várias plataformas acima e por aí vai. Porém não espere nenhum tipo de ajuda. Não existem dicas, nem tutoriais, mas todo é bem intuitivo.

screenshot-original-25Existe um sistema de classificação. Cada nível é cronometrado com o sistema clássico de “3 estrelas”. O que é muito bom, para os jogadores competitivos. No entanto, não parece ter qualquer benefício real sobre o jogador. Níveis desbloqueados podem ser jogados em qualquer ordem, uma ideia particularmente bem vinda se levarmos em conta a dificuldade de alguns níveis. Imagine ficar preso em um nível e não conseguir mais jogar. Seria algo bem frustrante. Aliás, não são todos os níveis que precisam ser concluídos para os outros serem desbloqueados.

DESAFIO

É a cereja do bolo de The Sun & Moon. O jogo começa com um desafio tranquilo, mas vai suavemente apresentando níveis realmente difíceis. Recomendo fortemente o game para aquele tipo de jogador que não se importa em ficar “morrendo” e que se diverte dedicando um bom tempo para vencer os níveis mais complicados. Podemos dizer que, apesar de alguns níveis serem complicados, outros são absurdamente desafiadores graças aos novos obstáculos que progressivamente vão surgindo. Vale destacar um “inimigo” que é uma bola flutuante que te persegue incansavelmente em alguns níveis. Muitos vão classificar sua dificuldade como injusta, mas como em qualquer jogo nesse estilo, apesar dos controles serem simples, será necessária certa dedicação e tempo para dominar a mecânica do game.

GRÁFICOS E SOM

O game também é simples nesses dois quesitos. Além da mudança de cores e tons, os fundos dos níveis só mudam a cada 10 níveis. Essa característica deixa o game visualmente desinteressante e pouco atraente. Tudo isso com uma musiquinha bem repetitiva que, com o passar do tempo, faz a gente querer jogar com o “mute” ligado. Nada disso obviamente afeta drasticamente o gameplay, mas talvez se os fundos em cada nível apresentassem uma mudança mais dinâmica e houvesse uma maior variedade musical, o jogo poderia se tornar bem mais interessante nesse ponto.

screenshot-original-23

VEREDITO

Como abordado anteriormente, simplicidade é a chave, e constatamos isso observando alguns níveis. Alguns deles nos trazem um nível de dificuldade suficiente para nos desafiar, mas que não nos deixam a sensação de frustração ao falharmos, pelo contrário, é até bem divertido ver que é possível vencer se tentarmos raciocinar um pouco melhor. Em contrapartida, quando o jogo tenta distanciar-se dessa simplicidade apresentando níveis bem maiores e mais complexos, falhar incontáveis vezes deixa o jogo chato e com aquela sensação de nunca mais querer jogar novamente.

10101559767592Com conceitos fáceis de entender, gráficos simples e um nome inocente, The Sun & Moon pode enganar aqueles que esperam um jogo bobo e sem graça. Seu desafio vai deixar até os jogadores mais pacientes de “cabelo em pé”.

Pontos Positivos

  • Jogabilidade simples
  • Ótimo nível de desafio

Pontos Negativos

  • Visualmente desinteressante
  • Alguns níveis frustrantes

Microsoft Store: The Sun & Moon
Playstation Store: The Sun & Moon 

análise the sun and moon

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,300InscritosInscrever

LEIA MAIS

Indicado para jogadores que gostam de um bom desafio, The Sun & Moon se caracteriza pela sua simplicidade, jogabilidade e um ótimo nível de dificuldade.Análise: The Sun & Moon