Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Resident Evil 7 Biohazard é o novo jogo da Capcom, um retorno da série já aclamada e trazendo novidades em um jogo de horror verdadeiramente assustador. Resident Evil 7

A franquia sofreu algumas alterações desde o seu último episódio, ao mesmo tempo que buscou trazer novamente alguns laços oriundos de sua origem de terror, buscando um novo caminho. Ficou curioso? A análise completa você confere abaixo, aqui no Universo.

Estória

A estória ao longo de todos os capítulos de Resident Evil é extremamente envolvente, não podemos negar, apesar de seus altos e baixos e podemos dizer que a Capcom acertou neste novo capítulo, pois ela é sadicamente cheia de mistérios, com um ar de filme B e que vai sendo entregue aos poucos enquanto você avança dentro dos acontecimentos do jogo.

Resident Evil 7 BiohazardFazendo justiça aos jogos anteriores, os arquivos encontrados pelos ambientes cumprem um excelente papel de fazer com que entendamos o que realmente aconteceu, juntamente com as fitas VHS, mesmo que estas estejam em menor número durante todo o jogo, mas se tornam extremamente importantes para que avancemos.

Resident Evil 7 nos coloca na pele de Ethan Winters, que está há três anos em busca de sua esposa, Mia Winters. Após receber um e-mail ele parte para os pântanos fictícios do estado da Louisiana, nos EUA para descobrir o que realmente houve com sua amada. Assim que chega Ethan percebe que existe algo de errado com tudo aquilo se envolvendo numa situação de perigo iminente contra à sua vida e consequentemente a de Mia.

O final do jogo é dúbio e incerto, deixando várias lacunas a serem respondidas e devem ter sido deixadas de propósito por conta dos DLCs futuros que já foram anunciados pela Capcom, como também servem de gancho para um futuro Resident Evil 8. De qualquer forma, a estória tem os seus gaps de enredo, mas a ambientação de mistério claustrofóbico coloca o enredo em um patamar superior. A Capcom está de parabéns pelo trabalho feito.

Gráficos

Em uma visão geral o game tem um ótimo design level, os cenários estão super caprichados e existem vários ambientes a serem explorados durante toda a estória, o que peca, infelizmente é que por algum motivo, na versão do One a Capcom decidiu por utilizar muitas texturas em baixa resolução.

Resident Evil 7 BiohazardQualquer chegada mais perto dos objetos ou do cenários nós já conseguimos ver alguns pixels se formando pois a textura começou a “estourar” em nossa tela.

Os gráficos não são ruins, pelo contrário, cumprem o seu papel, mas poderia ter havido um esforço maior por parte da desenvolvedora.

Áudio

O áudio de RE7 é balanceada. Os personagens tem uma boa dublagem – em inglês, pois a Capcom optou somente por legendas em português – com altos e baixos, mas nada que atrapalhe a experiência. A trilha sonora também é satisfatória.

Os nossos elogios vão para os efeitos de ambiente. A movimentação dentro casa –  piso, os sons de passos, objetos batendo, grunhidos –  foram muito bem trabalhados e contribuem demais para o suspense e a imersão. Experimente jogar com fones de ouvido, pois com certeza a experiência será muito maior! 😉

Jogabilidade

A jogabilidade de RE7 pode ser um ponto de discussão. Diferente de todo o restante da franquia agora nós temos a visão em primeira pessoa, seguindo a tendência dos últimos jogos de terror lançados – Outlast manda lembranças – nos últimos anos.

A premissa básica de um jogo de terror de sobrevivência está lá, fazendo com que Ethan inicie o jogo extremamente indefeso, tendo que lutar por sua vida sem o auxílio de armas ou outras coisas, criando a necessidade de se usar o ambiente a seu favor para transpor os inimigos. Isso cria um clima de tensão enorme.

Resident Evil 7 BiohazardEsse sentimento vai se alterando conforme avançamos no jogo, com o aparecimento de novas armas, fazendo com que você tenha mais coragem para enfrentar os inimigos e alguns ‘bosses’ bem interessantes e trazendo toda aquela sensação que outros jogos da série já nos trouxeram.

Conclusão

Com toda certeza Resident Evil 7 já faz parte da seleta lista de jogos que se destacam, não só por trazer novas ideias ao que conhecemos, mas pela forma inteligente como a Capcom conseguiu inseri-los em toda a temática do jogo trazendo joviedade para uma franquia com 20 anos de história.

Resident Evil 7 não é original, pois buscou referências em várias IPs mais novas do gênero, mas consegue trazer novamente o clima de suspense que havia se perdido a um bom tempo.

Resident Evil 7

Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen