Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

25 anos após os eventos da trilogia original, Gears of War 4 chega com tudo trazendo novos heróis, novos inimigos no que restou de um mundo completamente devastado pela guerra entre humanos e Locusts/Lambents.

Após décadas de paz, a horda Locust não é mais a grande ameaça. O mundo agora está sob o controle opressor da Coalizão (COG). Com um poderoso exército de robôs que são movidos por uma única diretriz, manter a “ordem” e a “paz” a qualquer custo necessário.

Em um planeta que sofre com as cicatrizes de uma guerra que assolou o planeta por anos e com uma organização militar que tomou para si à responsabilidade de restabelecer a ordem com mãos de ferro, um novo inimigo está prestes a se revelar. Confira tudo isso a partir de agora nessa super análise do Universo.

Prólogo

Gears of War 4 começa com um prólogo que leva os jogadores a reviver alguns momentos importantes de uma guerra travada há décadas entre a COG e a União das Repúblicas Independentes, a Guerra do Pêndulo – que perdurou por setenta e nove anos – e passando pelo famoso Emergency Day que marca a invasão massiva da horda Locust e que é plot para os quatro jogos já lançados.

Ter a oportunidade de fazer parte e vivenciar estes acontecimentos que foram extremamente importantes para o plot central de Gears of War é realmente sensacional. Para quem é fã da franquia é um belíssimo presente e para quem chega agora uma rápida introdução sobre a história da franquia.

Ao final de Gears of War 3 (2011), o planeta Sera é salvo quando a COG consegue implantar um dispositivo que emite pulsos de energia levando a extinção de toda a raça Locust/Lambent.

História

É nesse mundo pós guerra que vive James Dominic Fenix (filho do protagonista da primeira trilogia Marcus Fenix e Anya Stroud) além de seus dois amigos Kait Diaz e Delmont “Del” Walker.

JD é um idealista que fugiu de casa ainda novo para se juntar a militia COG. Depois de uma missão classificada JD, desertou, vocês descobrirão mais sobre este incidente durante a campanha do jogo. Mais tarde, JD e Del iriam se juntar aos Forasteiros, vivendo à margem do governo COG.

gears4_marcus_jd_4k

O jovem James cresceu na fazenda de seu pai com seu melhor amigo Delmont, que era órfão. JD cresce e se transforma em um jovem idealista que como falamos viria a fugir de casa, para desagrado de Marcus, para fazer parte da COG chegando a ser tenente.

Já a jovem Kait Diaz era uma jovem comum na era pós-guerra Locust. Kait acabou perdendo seu pai tragicamente e cresceu sem usufruir da tecnologia da COG. Contudo, ela recebeu treinamento extensivo para sobreviver no deserto de Sera.

gears4_kait_closeup_4kOs três amigos se unem contra a COG e sua política autoritária e passam a ser caçados pela milícia. Eles entram em conflito com o exército robô COG conhecido como ‘DeeBees’ até descobrirem que grupos de homens do exército COG está desaparecendo e que algo muito mais perigoso está prestes a castigar novamente o planeta Sera.

Com a ajuda de Marcus Fenix, agora mais velho e rabugento, o trio de amigos vai cada vez mais fundo e para descobrir o verdadeiro inimigo, os Swarms. Uma espécie de Locusts modificados, mais fortes e mais inteligentes, esta derivação e sua colmeia passam a ser uma verdadeira ameaça ao planeta. Novos desafios vão surgindo pelo caminho e a cada dificuldade vencida, o grupo se torna cada vez mais unido.

Jogabilidade

O combate em si é frenético e não dá descanso. Novos inimigos vão nos forçar a criar novas estratégias para vencê-los e as novas armas são mortais e provavelmente irão fazer você ficar um bom tempo treinando para aperfeiçoar o seu uso, o que não é algo ruim uma vez que destruir hordas inimigas em Gears of War é uma delícia.

gears4_screenshot_kait_db_combat

A jogabilidade não foi alterada, os comandos continuam o mesmo, mas a boa e velha travada nas paredes e locais propícios para se esconder continuam acontecendo e isso pode te deixar louco da vida.

Gráficos

Os gráficos do jogo são ótimos e surpreendem em alguns momentos não apenas pela beleza do caos, mas também pelos pequenos detalhes como a água da chuva caindo na armadura dos personagens.

A natureza castiga o planeta com tempestades de vento e raios e o jogo, além de mostrar isso lindamente, faz com que o jogador realmente sinta como essas alterações afetam a dificuldade em alguns momentos, como a dificuldade na locomoção dos personagens, objetos que podem ser destruídos durante esses eventos além de que o uso de armas neste momento precisa ser repensado pois o vento forte interfere no trajeto das balas.

gears4_screenshot_farm_greenhouse

O ambiente mais obscuro criado para um parte da história do jogo contrasta com os demais e nos remete ao primeiro game da série, com lugares fechados, escuros e sombrios, que escondem muitos colecionáveis e muitas ameaças.

Multiplayer

A herança do multiplayer no Gears é única: Quem nunca se aventurou em serrar um amigo no modo PVP não sabe o que está perdendo. Em Gears 4 a coisa não ficou diferente.

São dezenas de mapas e modos para que você possa jogar e se divertir (ou não) entre amigos ou casualmente. O sistema funciona basicamente igual o modo Horda, com pontuação, aumento de níveis e também configuração do seu pacote de armas.

Gears of War 4 Análise

Não preciso utilizar muitas palavras para descrever o Mata-Mata … quem conhece já sabe como é, e quem é novo no assunto testa e depois conta pra gente.

Modo Horda

Um dos (senão o melhor) modos de jogo desse título – presente também em seus antecessores – a Horda acontece de modo frenético e sem muita paz.

Para aqueles que tentarem iniciar no modo Casual, para evoluir e aprender, recomendamos apenas pegar o jeito num mapa específico e aumentar a dificuldade pelo menos para o Normal, já que as bonificações serão maiores e a dificuldade será quase a mesma.

gears4_horde_impact

No modo casual a primeira até a vigésima onda, você pensa que o jogo está fácil demais, mas é a partir de então que Gears 4 te surpreende e torna as próximas ondas um tanto quanto traidoras. Inimigos aparecem de vários locais, dos mais variados tipos e sua estratégia em economizar os créditos do Forjador será vital para encerrar o total de 50 Hordas.

Para os jogadores que já possuem mais habilidade, recomendamos o modo Difícil com a agradável companhia dos seus amigos. Jogar com a sala cheia é vital para que o sucesso aconteça.

Para quem ainda não sabe, Gears 4 traz o exclusivo modo 3.0 onde sua missão é manter o Forjador em segurança. Uma espécie de Baú onde você pode comprar armadilhas para ajudar a destruir as ondas de inimigos. Mas não pense que isso será fácil, para juntar pontos para comprar as peças no forjador envolve eliminar seus inimigos (de formas diferentes) e recolher tudo antes da nova fase ser iniciada. Além disso os pontos deverão ser levados até o baú para que a somatória seja feita.

gears4_horde_enemies

Uma outra coisa que ficamos surpresos foi com a inserção de cartas com melhorias para seu personagem (Estilo Titanfall). Cada carta te fornece melhorias ou recompensas de acordo com a classe do seu personagem.

E por falar em classe de personagem, agora é possível jogar com 5 classes de personagens: engenheiro, soldado, batedor, francoatirador e “heavy”, o cara do armamento pesado. Cada classe possui uma habilidade, por exemplo o engenheiro pode consertar as armadilhas espalhadas pelo mapa, já o soldado pode recuperar os pontos do Forjador e ganhar um bônus para toda equipe.

Conclusão

Em uma campanha que dura algo em torno de 8-9 horas Gears of War 4 respeita os fãs da série ao manter todos os componentes de jogabilidade a franquia ao sucesso. Absolutamente tudo está lá, diálogos sarcásticos, disputas sangrentas, o famoso esquema de cobertura que revolucionou os jogos do estilo e as já famosas armas.

O desafio é bom e a ambientação está espetacular. Vegetação, paisagens montanhosas que contrastam com antigas engrenagens gigantes, prédios e ambientes degradados em cidades destruídas pelas duas guerras que o planeta já enfrentou.

Uma novidade que fez muitos fãs da série ficarem preocupados foi o convite feito ao Zangado, youtuber brasileiro para dublar um personagem aleatório dentro do desenrolar da história.

Sinceramente nós estávamos tão empolgados com tudo o que o jogo poderia nos oferecer que nem sequer percebemos onde ou quem o rapaz teve a chance de dublar.

Houveram algumas críticas sobre Gears of war 4 não trazer nenhuma grande novidade e por não se arriscar no enredo, trabalhando com aquela fórmula básica e meio batida. A franquia possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo e todos sabem o quanto essa galera pode ser bem chata em determinadas situações e poderia não aceitar muito bem grandes mudanças no plot central do enredo, com isso, em nossa opinião, a Coalition teve duas sacadas absurdamente inteligentes:

  • a primeira foi permitir que um ícone como Marcus Fenix nos acompanhasse durante o game (os fãs da franquia amam o personagem e isso ajudou muito a introduzir os novos personagens na série);
  • a segunda e não menos importante mas que em nossa opinião poderia não ter sido seguida à risca foi, como dito acima a de não terem arriscado mais em todos os aspectos. Assim como nós, temos certeza que o pessoal da ‘The Coalition’ sabia que quem quer jogar Gears of War quer jogar Gears of War e ponto final.

gears4_squad

Gears of War 4 mostra que a franquia continua viva, e seus fãs podem esperar por muito mais no futuro. Apesar do final bastante abrupto a produtora deixou um leque de eventos em aberto para um próximo capítulo, pois este foi um verdadeiro presente aos fãs, que com certeza já aguardam pela continuação da saga de Gears of War.

Por isso, sendo você um recém chegado a esta franquia de sucesso ou um jogador veterano que sabe muito bem como manusear a sua ‘Gnasher’ o Universo indica com todas as nossas forças a compra de Gears of War 4.

Gears of War 4 já está disponível no Microsoft Store por R$199,95.

REVER GERAL
História
8.5
Gameplay
9
Gráficos
9
Multiplayer
10
Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen
gears-of-war-4-analiseGears of War 4 mostra que a franquia continua viva, e seus fãs podem esperar por muito mais no futuro. Apesar do final bastante abrupto a produtora deixou um leque de eventos em aberto para um próximo capítulo, pois este foi um verdadeiro presente aos fãs, que com certeza já aguardam pela continuação da saga de Gears of War.