Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

FIFA 17 chega normalmente no mês de setembro e a comunidade gamer, louca por futebol, fica maluca com a proximidade desta data.

Em um jogo com 700 clubes, compreendendo um número de 18.000 jogadores, apenas um homem supervisiona os 5,4 milhões de dados que trazem os jogadores à vida, tornando FIFA 17 um dos mais realistas jogos de futebol já vistos. Esse homem é Michael Mueller-Moehring, e ele falou a ESPN FC explicando como ele faz isso.

FIFA 17

“Há sempre um jogador da segunda divisão na Suíça, que é comprado no dia do prazo de transferência, e tudo o que você sabe sobre este jogador é o seu nome, data de nascimento e sua posição – e sua posição pode ser tão precisa como, ‘Oh, ele é um meio-campista’. Este jogador tem que estar no jogo.”

“Então, como poderíamos atribuir um número que represente suas habilidades, capacidades, inteligência e caráter de um jogador desconhecido e que está longe dos holofotes, poderíamos fazer isso facilmente comparando com os de Lionel Messi? Nós temos pouquíssima informação sobre ele…”

Isso acontece até que a nossa equipe veja o jogador em ação”, diz Mueller-Moehring. E não demorou muito até que a nossa equipe tenha visto cada um dos 18.000 jogadores em ação.

A equipe de Mueller-Moehring conta com 9.000 membros que a EA Sports chama de seus colaboradores de dados. Este grupo é formado por alguns olheiros e treinadores de nível profissional. Essas pessoas geralmente compram ingressos para toda a temporada e assistem a muitos, muitos jogos, e nas arquibancadas dos estádios, o que é ideal.

Em seguida, eles fornecem um feedback sobre os jogadores através de um site seguro da própria EA Sports. O feedback que eles oferecem é subjetivo. Enquanto a EA usa estatísticas avançadas para procurar as tendências dos jogadores, as estatísticas dos feedbacks não ditam o que faz com que um jogador seja bom ou ruim no FIFA. Por quê?

“Nós temos muitas ligas no jogo e nenhum provedor de estatísticas poderia nos oferecer dados para todas estas ligas, times e jogadores”, diz Mueller-Moehring. “Esta é também a razão pela qual nós usamos esse banco de dados on-line, porque não é possível adquirir esses dados de nenhuma outra forma”

Mueller-Moehring explica que os números por si só não podem representar com precisão as habilidades de um jogador por causa do contexto sutil de como esses números são criados.

FIFA 17

“As estatísticas, na maioria dos casos, não leva em conta as circunstâncias específicas”, diz ele. Se você jogar pelo Bayern de Munique ou se você jogar pelo Manchester City ou se você jogar no time do Pep Guardiola e o seu sistema for baseado na posse de bola, você terá mais sucesso nos passes do que outros jogadores, mas isto não vai necessariamente torná-lo um jogador melhor.”

“E quando você olha para atributos como roubada e controle de bola, não há informações precisas, pois, essas informações nunca nos darão as situações reais”.

Além dessas estatísticas avançadas que Mueller-Moehring estabele, a EA Sports também utiliza campos de dados que compõem a composição mental de cada jogador. Não há estatísticas que podem mostrar quão inteligente ou resiliente é um jogador, então revisores de dados julgam a agressão de um jogador pelo seu estilo de jogo em campo.

Quanto ao jogador no mercado, é determinado igualmente o seu piso e teto do passe de acordo com a sua capacidade técnica. Por exemplo, um jogador muito bom na Premier League. É esperado que ele tenha bons atributos técnicos, portanto seu passe seria avaliado entre 80 e 84, enquanto um jogador na League Two – fora algumas raras exceções – não excederia uma classificação de 70.

“Se Messi estivesse jogando na liga irlandesa, seus atributos cairiam simplesmente porque ele não está jogando em equipes de alto nível”, diz Mueller-Moehring. “Queremos basear nossas classificações em dados de desempenho reais.”

FIFA 17

Quando se trata de atributos físicos, porém, não existem tais diretrizes. “Há jogadores rápidos e fortes em todas as ligas profissionais do mundo”, diz Mueller-Moehring.

Com a ajuda de 300 editores de dados da EA, todo o feedback dos 9.000 colaboradores são recolhidos em 300 campos de dados diferentes e 35 categorias de atributos específicos, o que acaba rendendo a classificação geral de cada jogador.

A avaliação geral é simplesmente o resultado de uma fórmula que atribui pontos para cada posição em particular. Claro, existem alguns casos em que um jogador pode não possuir características físicas e técnicas que compõem um jogador de futebol forte, mas seus pontos vão torna-lo um jogador forte no futebol moderno.

“Um caso é Thomas Muller, que realmente não é bom em nada além do seu posicionamento”, explica Mueller-Moehring. “Ele sempre encontra o ponto certo em campo, é incrível, mas ele não é um grande driblador e ele realmente não consegue bater bem na bola. Então, se você avaliar Thomas Muller corretamente, ele acaba com uma classificação que dizemos que não faz sentido. É muito baixa.”

Então, o que a EA Sports faz para corrigir um caso como Muller? Eles subjetivamente impulsionam sua classificação geral para refletir sua posição no jogo. A EA tem o poder de fazer o oposto também, embora Mueller-Moehring diz que nunca aconteceu.

A melhor parte é o fato de que a classificação geral dos jogadores, literalmente, não tem nenhum significado na jogabilidade, que é inteiramente direcionada por avaliações de atributos específicos de um jogador.

Uma vez que toda esta análise de scouting, de investigação e de dados é finalizada para cada um dos 18.000 jogadores de FIFA 17, isso é então utilizado para determinar a força de cada um dos 700 clubes do jogo. Os melhores jogadores são levados em conta para chegar a este resultado, o que significa que, enquanto Schweinsteiger não está jogando pelo Manchester United, o seu 83 de classificação geral garante que ele contribui para a classificação do clube.

Para todos os dados utilizados para ditar o quão bom um jogador pode estar em FIFA 17, 5,4 milhões de pequenos pedaços de informações, em última análise, é a subjetividade da equipe de dados da EA Sports que é utilizada para definir isso.

“É claro, nem todos têm a mesma opinião sobre a capacidade de um jogador da segunda divisão da Suíça”, diz Mueller-Moehring.