Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Análise Layers of Fear; saiba tudo sobre seu conceito de medo e terror no maior estilo “psicodélico”.

Sabe aqueles jogos assustadores de zumbis, monstros, vampiros? Esqueça tudo isso! O novo jogo da Bloober Team, lançado em fevereiro deste ano, veio pra mudar o conceito dos jogos de terror, com um estilo mais “psicodélico”.

Conheça a História

Layers of Fear é um jogo em 1ª pessoa que conta a história de um artista que parece estar perdendo rapidamente sua sanidade, enquanto tenta pintar sua obra prima.

O jogo inteiro se passa dentro de uma casa. Tudo parece muito tranquilo até que você percebe certas mudanças a sua volta.

Quanto mais você explora, mas denso o cenário fica. Em alguns momentos você não conseguirá distinguir o que é real e o que é a visão conturbada do artista.

As pinturas espalhadas pela casa também prestam um bom serviço em validar a sua insanidade. Conforme a história prossegue, você encontra pistas das coisas que fez durante sua loucura, e do quanto você está envolvido com seu alcoolismo.

Com o tempo, as assombrações da sua mente vem te atormentar e você deve achar uma maneira de fugir disso..

Jogabilidade

O jogo tem uma mecânica muito simples. Você movimenta o personagem e interage com os objetos com apenas alguns dos botões, o que irá valer mais é seu senso de investigação, buscar meticulosamente cada item ou memória do personagem.

Mas isso não torna o jogo fácil. Cada uma de suas ações alteram o desenvolvimento do jogo, influenciando em finais diferentes (São três, um mais revelador que o outro) , e é claro que não podemos deixar de citar o “horror” do game.

Ao contrário de outros jogos famosos, você não tem armas ou inventários, o que o torna mais horripilante ainda, já que você não tem defesas, deverá saber o momento certo de correr ou enfrentar os seus medos.

Gráficos

Por ser baseado na história de um pintor, o jogo não deixa a desejar nesse quesito nos gráficos. É uma verdadeira obra de arte, quadros incrivelmente assustadores, bonecas malignas, tudo parece muito real.

O ambiente é sombrio, nebuloso, tudo propositalmente para que você se sinta “desconfortável” naquele ambiente do inicio ao fim, mas nada de zumbis, fantasmas e monstros…

Apenas um homem fracassado que se vê preso na sua própria loucura.

O único ponto que deixa a desejar são os momentos de “escuridão”. São locais tão escuros que você não consegue observar nada mesmo, algumas vezes tive que me esgueirar pelas paredes para achar a saída.

Por isso tente configurar sua TV da melhor maneira possível, para que não sofra em ambientes tão escuros assim.

Trilha Sonora

A parte gráfica é sublime? Sim, mas nada se compara a trilha sonora em Layers of Fear, ela tem um papel ainda mais importante, além de dar suporte a ambientação, com acordes melancólicos que despertam sensações como solidão e tristeza, também faz parte do background de um dos personagens.

A esposa do pintor, uma talentosa instrumentista. A música toma formas inesperadas aqui, e causa um turbilhão de emoções opostas, medo, admiração, tristeza, compaixão.

A trilha é digna de um grande artista, podemos ouvir sinfonias de piano, violino e outros vários instrumentos, não há como não se prender as músicas, sem contar é claro que elas também dão um tom mais sombrio (sim, mais ainda) ao game.

Diversão

Sabe aquela série que você pega no final de semana para fazer maratona? Então, Layers of Fear é como elas, você não consegue parar de jogar até saber o desfecho da história, que te prende do inicio ao fim.

Apesar de ser repleto de colecionáveis (memórias da família, cartas e objetos pessoais), infelizmente o jogo tem uma campanha muito curta (cerca de 4 à 5 horas), o que nos deixa realmente desapontados, pois queríamos usufruir muito mais de seu conteúdo.

A Bloober Team, sabendo disso… recentemente lançou sua primeira DLC do jogo – chamada de Inheritance – que conta a história da família sob o olhar de sua filha, na mesma casa, na mesma loucura, porém com uma dose a mais de sanidade, no qual vemos vários flashbacks de quando ela era criança e sofria vendo o que o pai se tornara.

Veredito

Não há palavras para definir Layers. A produtora acertou em cheio, criando um jogo extremamente sombrio, mas com uma história extremamente realista, podendo fazer parte do cotidiano de qualquer um. Gráficos belíssimos, uma trilha sonora fantástica e muita diversão.

Liberte a loucura dentro de você e venha conferir este excelente game

Layers Of Fear está disponível na Live por R$ 39.00

REVER GERAL
História
Jogabilidade
Gráficos
Trilha Sonora
Diversão
Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen
analise-layers-fearEste jogo vai mudar sua maneira de reconhecer uma verdadeira obra de arte, ele é bonito, dramático, medonho e completamente maluco. Um prato cheio para fãs do gênero.