Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

É amigos… Ontem a Microsoft anunciou de forma bombástica que a Xbox Live será aberta para que os desenvolvedores de jogos possam incluir em partidas multiplayer a integração com outras redes de jogos, como computadores e demais consoles de mesa.

Mas por que essa informação é o indício de uma revolução no mundo dos videogames?

Na década de 90 (eu assim como a maioria dos nossos leitores), enfrentávamos um dilema que seria crucial para a diversão com nossos amigos de escola: SNES ou Mega Drive?

Sim, desde muito jovens éramos obrigados a escolher entre os mascotes da Nintendo e da antiga Sega. Os jogos que jogaríamos e os momentos que partilharíamos com amigos eram decididos, em sua maioria, através desta escolha.

Top Gear era um dos jogos exclusivos do antigo SNES que fariam muitos jogadores de Mega Drive se arrepender pela sua escolha.
Top Gear era um dos jogos exclusivos do antigo SNES que faria muitos jogadores de Mega Drive se arrependerem por sua escolha.

Muitos anos se passaram e as diversas gerações se mantiveram com este conceito de exclusividade. Porém, o número de jogos lançados em várias plataformas cresce exponencialmente, dada as facilidades de desenvolvimento e a massificação do conceito de jogos eletrônicos.

Chegamos a um momento em que a comunidade gamer está dividida: Um jogador possui os mesmos jogos que seu vizinho, porém, ambos não podem jogar partidas multiplayer por estarem separados pelas plataformas que possuem.

Mas essa barreira, enfim, foi vencida ontem.

Fonte: http://www.fabricadejogos.net
Fonte da imagem: http://www.fabricadejogos.net

Com a medida tomada ontem pela Microsoft estamos diante de um cenário onde a comunidade gamer será valorizada. A plataforma escolhida por determinado jogador será um mero detalhe dentro do universo de possibilidades que isso proporciona.

Sim amigos, estamos diante de uma revolução. A Microsoft foi pioneira dentro deste modelo de integração e isso poderá beneficiar sobremaneira aos maiores interessados desta indústria: Nós, os jogadores.

Resta agora saber se as demais gigantes do mercado adotarão esta ferramenta como forma de integrar a comunidade e fazer com que mais players entrem na brincadeira.

O fato é: o primeiro passo já foi dado… E não há como voltar atrás.