Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Rocket League será o primeiro game a fazer uso da funcionalidade

Microsoft anunciou que vai liberar o suporte a o cross-play da Xbox Live com outras redes. Isso significa que, além de poder jogar online com usuários de PC, os donos do Xbox One também poderão jogar online com usuários de PlayStation 4 ou outros aparelhos no futuro.

A novidade foi anunciada por Chris Charla, diretor do programa de suporte a jogos independentes ID@Xbox na Microsoft, no site oficial do console. “Além de suportar nativamente o cross-play entre o Xbox One e o Windows 10 com jogos que usam a Xbox Live, também estamos habilitando para os desenvolvedores o suporte de cross-play de jogos em rede. Isso significa que jogadores no Xbox One e Windows 10 no Xbox Live poderão jogar com pessoas em outras redes multiplayer – incluindo as de console e PC”.

Rocket League será o primeiro jogo que permitirá jogos online entre jogadores de PC e Xbox One, com “convite aberto para outras redes a participarem”. No texto, o executivo também diz que a decisão de oferecer suporte a múltiplas redes fica a cargo dos desenvolvedores e que os jogadores “sempre terão a opção de escolher jogar apenas com outros jogadores da Xbox Live”.

O processo não será automatizado e será necessário que os desenvolvedores criem a sua própria estrutura para oferecer o multiplayer online entre plataformas. Por sua vez, os jogadores podem escolher “filtrar” usuários de outras redes caso prefiram jogar apenas com assinantes da Xbox Live.

A novidade é uma mudança histórica para a rede da Microsoft, que se manteve fechada desde a sua implementação, em 2002. Nos últimos meses, a Microsoft têm tomado medidas de abertura do console, incluindo o lançamento de títulos exclusivos como Quantum Break no Windows 10 e até mesmo a possibilidade de lançar um console com hardware atualizável.